BE.9: Fiocruz identifica nova subvariante da Ômicron no Amazonas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciaram a descoberta de uma nova cepa do coronavírus no Amazonas.De acordo com o estudo divulgado no último sábado (11), a subvariante Ômicron BE.9 seria a responsável pelo recente aumento do número de casos de Covid-19 no estado. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

A cepa é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, que descende da BA.5. Tanto a BE.9 quanto a BQ.1, identificada recentemente, compartilham algumas das mesmas mutações, a K444T e N460K, na proteína spike. Contudo, elas não parecem provocar o aumento do número de casos graves ou da letalidade.

 

“O que nos deixou mais intrigados com a nova variante é que ela apresenta as mutações K444T e N460K na spike, exatamente como a BQ.1.1. A BE.9 ainda tem uma deleção na spike, na posição Y144”, afirma Tiago Gräf, da Rede Genômica.

 

Segundo Gräf, a BQ.1.1 descende da BE.1, que se originou também da BA.5.3.1. “Então, de forma independente e em lugares diferentes no mundo, a BA.5.3.1 gerou linhagens com as mesmas mutações na spike. Em evolução, chamamos isso de convergência”, explica.

 

AUMENTO DE CASOS

Os casos de Covid-19 no Amazonas estavam em ascensão desde meados de outubro e subiram de uma média móvel de 230 casos semanais para aproximadamente mil. Para entender o cenário epidemiológico local, a equipe do virologista Felipe Naveca, da Fiocruz Amazônia, sequenciou mais de 200 genomas de amostras do coronavírus de setembro e outubro.

 

Ao analisar os resultados encontrados pela equipe de Naveca, Gräf avaliou que a região tem sido um território sentinela de monitoramento da doença. “O que ocorre no estado tende a se repetir em outras regiões e pode estar acontecendo novamente”, afirma.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...