Lula vai assinar Prêmio Camões concedido a Chico Buarque

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em visita ao primeiro-ministro de Portugal, António Costa, nesta sexta-feira (18/11), o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou que vai assinar o Prêmio Camões concedido a Chico Buarque. A premiação é uma parceria entre os países e concedida ao cantor, compositor e escritor brasileiro em 2019, mas Jair Bolsonaro (PL) se recusou a assinar o documento.
Chico foi o 13º brasileiro a levar a honraria, anunciada em maio de 2019, que premia escritores lusófonos pelo conjunto da obra com 100 mil euros, divididos entre Portugal e o Brasil. O diploma tem, tradicionalmente, a assinatura do presidente brasileiro, mas Bolsonaro se recusou.

  • Leia mais: Lula sobre carona em jatinho para Egito: ‘Meu amigo tinha um avião’
Na época, Bolsonaro havia acabado de assumir o governo e, ao ser questionado por jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada, disse: “Eu tenho prazo? Então 31 de dezembro de 2026, eu assino”.
Agora, Lula assumirá o cargo em janeiro de 2023 e prometeu conceder ao artista a merecida premiação. “Eu estou orgulhoso porque agora posso dizer que finalmente vou assinar o prêmio que o Chico Buarque ganhou, que o governo atual não quis assinar. Eu vou assinar e, se Deus quiser, estarei em Lisboa com Chico Buarque para receber o Prêmio Camões, tão merecido por ele”, afirmou o petista, em Lisboa, nesta sexta-feira (18/11), ao lado do primeiro-ministro de Portugal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem mantém companheira em cárcere privado por três dias no DF

Resgate de mulher vítima de cárcere privado no DF tem investigação em andamento Meta descrição: Mulher de 22 anos é...

Pernambuco decreta emergência em 107 municípios por seca e escassez de chuvas

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 107 municípios em razão da escassez de chuvas. O decreto foi publicado...

Brasil tenta diálogo com China para reduzir efeitos da taxação da carne

O governo brasileiro informou que segue atuando com a China, em nível bilateral e na Organização Mundial do Comércio (OMC), para mitigar o...