A Copa vai começar! Catar e Equador fazem o jogo de abertura do Mundial

Publicado:

A espera pareceu quase eterna, mas, enfim, chegou a hora: a Copa do Mundo vai começar. País-sede, o Catar será o responsável por abrir os trabalhos na competição, em um duelo contra o Equador. A partida será neste domingo (20), às 13h, no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, logo após a cerimônia de abertura.

O jogo, é verdade, parece pouco animador. A seleção anfitriã tem uma das piores colocações no ranking da Fifa, em 50º lugar – apenas a Arábia Saudita (51º) e Gana (61º) estão em posições inferiores. Do outro lado do campo, o Equador também aparece em um lugar baixo na lista, em 44º.

Por outro lado, é possível se surpreender – principalmente com o Catar, uma equipe que os brasileiros não conhecem. Essa será, inclusive, a estreia do país em uma Copa do Mundo.

O Catar vem investindo em sua seleção recentemente. O treinador espanhol Félix Sánchez está no comando há cinco anos e criou a base desta geração. 

O atacante Akram Afif é a referência técnica. Nascido no Catar e moldado na Aspire Academy, grande centro de treinamento de Doha, ele foi o primeiro catari contratado por um clube do Campeonato Espanhol, quando assinou com o Villarreal em 2016. Hoje, joga em casa, no Al-Sadd.

Há ainda outros nomes no setor ofensivo para ficar de olho, como Almoez Ali, do Al-Duhail. O atacante foi um dos grandes responsáveis por levar a seleção ao título da Copa da Ásia, em 2019, além de ser o artilheiro da competição, com 9 gols. O título veio com vitória por 3×1 na final sobre o Japão, já tradicional em Copas do Mundo.

Em campo, a seleção catari decepcionou nos amistosos de setembro, quando perdeu para a Croácia sub-23 (por 3×0) e Canadá (2×0) e empatou com o Chile, em 2×2. Mas recuperou a confiança e venceu os quatro últimos jogos preparatórios, sobre Guatemala (2×0), Honduras (1×0), Panamá (2×1) e Albânia (1×0).

Os desafiantes
Rival do Catar na estreia, o Equador foi um dos adversários do Brasil nas Eliminatórias. Inclusive, a equipe tem um jogador da Série A do Brasileirão: o zagueiro Arboleda, que defende o São Paulo. 

O lateral Byron Castillo, por outro lado, está fora do Mundial. O jogador foi pivô de uma disputa nos tribunais esportivos que quase custou a vaga ao Equador. O Chile acusou Castillo de ter usado documentos falsos durante as Eliminatórias, mas o Tribunal Arbitral do Esporte não aplicou sanções imediatas, e sim a perda de pontos do Equador na próxima edição das Eliminatórias, para a Copa de 2026. O jogador já seria dúvida por causa de uma lesão, mas a Federação Equatoriana alegou não querer correr riscos de mais punições e ele ficou fora da lista do técnico argentino Gustavo Alfaro.

Depois de terminar as Eliminatórias em 4º lugar, o Equador não empolgou. Nos seis amistosos que fez, ganhou dois, contra Nigéria e Cabo Verde (ambos por 1×0) e empatou os outros quatro, todos por 0x0, com México, Arábia Saudita, Japão e Iraque.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudantes do interior baiano criam biofilme orgânico de Romã e Jatobá para combater desperdício de alimentos

Um grupo de estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Norberto Fernandes, em Caculé, no sudoeste da Bahia, está fazendo a diferença no...

MPT obtém liminar e obriga Hapvida a garantir ambiente seguro em hospital de Salvador sob multa diária de R$ 10 mil

A Justiça do Trabalho determinou que a Hapvida Assistência Médica e a Ultra Som Serviços Médicos adotem medidas para garantir condições de trabalho...

Jogador do Vitória, Wellington Rato sofre grave lesão no joelho atuando pelo Goiás

Wellington Rato, atualmente emprestado pelo Vitória ao Goiás, sofreu uma ruptura total do ligamento cruzado anterior (LCA)...