Após Goldfajn vencer, Alckmin diz que Lula quer ‘estreitar laços’ com o BID

Publicado:

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) disse, neste domingo (20/11), que o Brasil tem a intenção de aprofundar as relações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Hoje, mais cedo, o economista brasileiro Ilan Goldfajn foi eleito presidente da instituição. Será a primeira vez que o país vai ter um representante no comando do banco, responsável por financiar projetos desenvolvimentistas nas Américas.

“Pela primeira vez, o BID terá um brasileiro no seu comando. Parabenizo o novo presidente Ilan Goldfajn pela vitória e, em nome do presidente Lula, reforço a disposição do Brasil em estreitar os laços com o banco pelo desenvolvimento econômico e social da nossa região”, disse Alckmin, no Twitter.

  • Brasileiro Ilan Goldfajn é eleito presidente do BID

Desconforto leva Mantega ao centro do debate

A declaração ocorre após aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestarem, publicamente, desconforto com a candidatura de Goldfajn. Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, enviou e-mail à secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, sugerindo o adiamento do pleito do BID por 45 a 60 dias. A solicitação, contudo, não foi atendida.

Nesta semana, Mantega renunciou à indicação para compor o gabinete de transição de Lula. Ele estava escalado para participar do grupo técnico sobre Planejamento, Orçamento e Gestão.

Ex-presidente do Banco Central do Brasil, Goldfajn teve a candidatura referendada por Paulo Guedes, ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo a “Folha de S. Paulo”, o PT desejava postergar a eleição do BID e, assim, articular em torno de outro postulante.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista de app atacado com canivete no DF recebe alta da UTI

Elias Alves dos Santos Filho, motorista de aplicativo, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia na última...

Ajuda de Trump

Disparam denúncias de assédio moral no serviço público do DF

Os casos de assédio moral no serviço público do Distrito Federal têm chamado atenção, principalmente por sua natureza abusiva e repetitiva....