TIM lança programa de desenvolvimento de carreira para negros e banco de talentos exclusivo 

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Promover uma cultura diversa, fomentar a inclusão no mercado de trabalho e potencializar a luta contra o racismo já são compromissos da TIM. trabalho e potencializar a luta contra o racismo já são compromissos da TIM.

No mês da Consciência Negra, a operadora reforça sua atuação para atrair novos talentos pretos e desenvolver ainda mais aqueles que já integram seu time. Além de divulgar vagas afirmativas e criar um banco de currículos exclusivo para profissionais negros e negras, a operadora lança um programa com o objetivo de desenvolver e cuidar da carreira de seus(as) atuais colaboradores(as), para que eles possam chegar a cargos executivos de liderança. 

Serão realizadas, ainda, ações nas redes sociais para amplificar a luta antirracista, com destaque para a campanha “Saia do modo silencioso”. O projeto traz uma composição inédita da cantora Negra Li, inspirada em falas simbólicas contra o racismo, que pode ser usada como toque de celular. As iniciativas fazem parte da jornada de diversidade e inclusão da TIM, que tem a pauta racial como um dos pilares. A companhia integra a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero e tem, atualmente, 37% de pessoas negras em seu quadro profissional, com meta de atingir 40% até 2023. 

Liderança preta 

A entrada no mercado de trabalho é só o início dos desafios que uma pessoa negra enfrenta na jornada profissional. Uma vez trabalhando, novas questões e reflexões se apresentam. Para desenvolver a carreira das pessoas negras da TIM, com protagonismo e consciência de suas potências, será lançado um programa interno com diversas ações de treinamento e trocas de conhecimento desse grupo dentro dos seus objetivos profissionais. Com isso, a companhia busca, a longo prazo, incentivar a qualificação desses colaboradores e colaboradoras para que cheguem a níveis de liderança, aumentando a diversidade também na alta gestão da empresa. 

“Contratar pessoas negras é uma reparação histórica”, afirma a consultora Ana Minuto, CEO da Minuto Consultoria, parceira da TIM no programa. Ela reforça a importância do investimento em desenvolvimento de pessoas negras dentro da empresa. “Além de preparar essas pessoas para tornarem-se líderes, isso ajuda a mudar o ponteiro da média de liderança dentro das organizações”, diz a especialista.  

O novo programa será divulgado pela TIM em um bate-papo ao vivo no seu canal no YouTube no próximo dia 21, às 16h. Além da própria Ana Minuto, participam da conversa Mariana Cardoso, Ana Carolina Pedreira e Juan Gouveia, colaboradores(as) da TIM. O diálogo vai abordar situações vividas pelas pessoas negras nos diferentes espaços sociais e em especial no ambiente corporativo, promovendo aprendizagem e conscientização em prol de uma cultura inclusiva. 

Novos talentos 

A busca pela equidade racial nas organizações passa pela atração de novos talentos. O programa Chama pro TIMe, que busca a indicação interna com foco na captação de profissionais de grupos minorizados, em novembro, terá foco nas pessoas negras. Outra ação é o Banco de Talentos para pessoas negras, uma forma de incentivar que mais profissionais negros e negras se cadastrem para integrar o espaço que é sempre consultado pela área de recrutamento e seleção da empresa ao realizar processos seletivos. Além disso, esta semana, a TIM divulgará vagas afirmativas para pessoas negras em parceria com consultorias especializadas nesse público. São destaques oportunidades para Consultor(a) e Consultor(a) Sênior. As vagas estarão no perfil da empresa no Linkedin. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bacabal: bombeiros homenageiam cadela morta em buscas a crianças. Veja vídeo

Uma cadela do Corpo de Bombeiros do Ceará, chamada Iara, morreu durante uma missão de busca em Bacabal, Maranhão, enquanto auxiliava nas operações...

Jusmari Oliveira faz agradecimentos durante Lavagem do Bonfim e ressalta avanço do VLT

A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, afirmou que a caminhada da Lavagem do Bonfim deste ano teve como objetivo agradecer...

Magoado, Lewandowski recebe homenagem de secretários do MJ

O ex-ministro Ricardo Lewandowski deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública após divergências com colegas da Esplanada. Segundo apurou a coluna, secretários...