Reino Unido envia para a Ucrânia helicópteros militares pela primeira vez

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Reino Unido está enviando um conjunto de helicópteros de combate para a Ucrânia. A notícia foi dada pelo ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, em Oslo, na Noruega, onde vai se reunir com os aliados da NATO para discutir o apoio militar contínuo a Kiev.

Três helicópteros Sea Kings, que serviram às forças britânicas em 2018, vão ser fornecidos à Ucrânia e, de acordo com a BBC, o primeiro já chegou ao território ucraniano.

No último mês e meio, as tropas ucranianas foram treinadas no Reino Unido para pilotar e manter a aeronave, assim como para aprender mecanismos de busca e salvamento.

De acordo com o ministro da Defesa britânico, também foram enviadas mais 10 mil munições para ajudar a Ucrânia a manter o controle das regiões recém-libertadas.

Recorde-se que, no fim de semana passado, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, visitou a Ucrânia de surpresa e foi recebido por Zelensky. Durante o encontro, reforçou a aliança e anunciou um novo pacote de ajuda de cerca de 57,5 milhões de euros para ajudar a Ucrânia no combate contra a Rússia.

“Vamos fornecer 125 novos sistemas de defesa aérea, incluindo armas antiaéreas, equipamentos de radar e antidrones, e intensificar o apoio humanitário para o inverno frio e rigoroso que se aproxima” na Ucrânia, afirmou Rishi Sunak, na altura.

O objetivo é ajudar a “proteger os civis ucranianos e as infraestruturas críticas nacionais dos intensos ataques russos”, acrescentou.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Documentos do FBI revelam que Epstein tinha CPF ativo no Brasil

Arquivos do FBI, divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA, apontam que Jeffrey Epstein tinha um CPF ativo no Brasil. O registro foi...

Senado da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

O Senado da Argentina aprovou na madrugada de 12 de fevereiro de 2026 o projeto de reforma trabalhista apresentado pelo presidente Javier Milei,...

Mãe de atiradora e estudantes: quem são as vítimas do atentado no Canadá

O ataque a tiros em Tumbler Ridge, no Canadá, deixou ao menos 10 mortos na terça-feira, 10 de fevereiro. A polícia localizou corpos...