Pesquisador afirma que Copa e festas de fim de ano devem piorar cenário da pandemia

Publicado:

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, monitoramento de casos de SRAG da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirma que a Copa e as festividades do fim de ano devem piorar o cenário da pandemia. Segundo o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a corrida aos shopping para a compra dos presentes de Natal, as confraternizações de dezembro e as férias, podem desencadear uma nova onda.

“Quanto tempo vai durar, é incerto. Depende de como a população vai se comportar. É um momento muito bom para os vírus de transmissão respiratória, como o coronavírus, porque a gente se expõe muito mais e participa de ambientes mais propensos à transmissão”, afirma Gomes.

No entanto, o virologista Felipe Naveca, coordenador do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes ou Negligenciados da Fiocruz Amazônia, não acredita que o mesmo ocorra com a curva de óbitos, já que as vacinas estão disponíveis.  “Na maioria dos casos, os que estão ficando doentes (gravemente) são não vacinados ou idosos e pessoas imunocomprometidas, que têm naturalmente uma resposta imunológica pior”, afirma Naveca. “No Amazonas, 87% dos pacientes com a forma grave da doença são ou não vacinados, ou estão devendo alguma dose de reforço”, pontua.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória autoriza interlocução de deputado com investidores do Qatar; saiba mais

O Vitória deu um passo importante ao conceder ao deputado estadual...

Ruan Pablo marca golaço e Brasil goleia a Indonésia pelo Mundial Sub-17; veja gol da joia do Bahia

A Seleção Brasileira Sub-17 mostrou sua força ao vencer a Indonésia...

Santi Arias é convocado pela Colômbia para Data-Fifa de novembro

O lateral-direito Santiago Arias, que joga pelo Bahia, é novamente convocado para a seleção colombiana após ficar...