Transição de Lula recebe informação de que fila do INSS passa de 5 milhões

Publicado:

A equipe de transição de Lula (PT) já começou a coletar dados no Ministério do Trabalho e Previdência para fazer um diagnóstico da situação. O dado que mais preocupa é o de que há hoje 5 milhões de processos em análise no INSS que já estouraram o prazo de 45 dias para que fossem resolvidos.

 

Além da injustiça de obrigar um cidadão a esperar mais do que o razoável por uma resposta do órgão, o atraso gera juros para o Estado, que terá que desembolsar mais dinheiro quando o benefício enfim começar a ser pago.

 

“As filas nas portas das agências do INSS não existem mais. Mas hoje elas são virtuais, e quilométricas”, diz o advogado Fabiano Silva dos Santos, um dos coordenadores do grupo de transição da Previdência.

 

  • Veja: Termina quarta-feira prazo para servidor alterar regime de Previdência

 

Uma das ideias em debate é de novo transferir a Dataprev para o Ministério do Trabalho e da Previdência.

 

A Empresa de Tecnologia e Informações, responsável pela gestão da base de dados sociais do país, especialmente do INSS, foi transferida por Jair Bolsonaro (PL) para o Ministério da Economia. E chegou a ser incluída no programa de privatizações — o que agora deve ser rediscutido.

 

  •  E também: Agências do INSS terão horários especiais em dias de jogo do Brasil

 

Na avaliação da transição, houve desvirtuamento da função essencial da empresa, que sofre hoje com a defasagem de quadros técnicos e não conseguiu, por exemplo, parametrizar seu sistema de acordo com as novas regras de aposentadoria que foram aprovadas no país.

 

Durante a campanha eleitoral, Lula afirmou que recriaria o Ministério da Previdência –a pasta hoje está unida à área do trabalho.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mauro Vieira se reúne com Lula após encontro com Marco Rubio

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrou nesta sexta-feira (17) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no...

Dólar recua e volta a R$ 5,40 com melhora no clima entre EUA e China; Ibovespa sobe e encerra semana em alta

O dólar fechou em queda de 0,69% nesta sexta-feira (17), cotado a R$ 5,4055. Esse movimento foi impulsionado por sinais de trégua nas...

Trabalhador por aplicativo ganha mais, porém tem jornadas mais longas

Um estudo recente do IBGE revela que, em 2024, os trabalhadores que atuam através de aplicativos no Brasil tiveram um rendimento médio mensal...