Patrus quer focar em atividades na Câmara e não pensa em assumir ministério

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado federal reeleito para seu terceiro mandato consecutivo Patrus Ananias (PT) disse que pretende focar sua atuação na Câmara dos Deputados a partir do próximo ano afastando a possibilidade de assumir algum ministério. Nos últimos governos petistas, ele foi o primeiro ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cargo criado no governo Lula, e esteve à frente da pasta de Desenvolvimento Agrário na gestão de Dilma Rousseff.
Em entrevista ao Estado de Minas, nesta terça-feira (29/11) , Patrus afirmou que, na próxima legislatura, pretende focar sua atuação na Câmara, onde o PT precisa construir alianças que permitam a governabilidade de Lula. O parlamentar destacou que a prioridade do partido é viabilizar o avanço de pautas sociais.
“A questão dos ministérios é do presidente Lula, mas eu estou muito convencido de que devo cumprir um papel aqui na Câmara. Vamos precisar de ter muita conversa, nós não somos maioria, e não há como desconsiderar o Centrão, que é uma presença política efetiva. […] Penso que posso dar uma contribuição a partir da experiência que agente tem, da busca por mediações, a construção de consensos. Para alcançar o objetivo, a gente tem que fazer mediações, concessões, sem perder o rumo e buscando afirmar determinados princípios e compromissos éticos”, declarou.
 
 
O deputado, que também já foi prefeito de Belo Horizonte entre 1993 e 1997, destacou a liderança de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara dos Deputados, onde ele pretende se reeleger à presidência. Pontuando sua oposição ao orçamento secreto, comandado pelo parlamentar alagoano, Patrus disse que as prioridades do novo governo são o estabelecimento de pautas de transferência de renda e o combate à fome.
“É claro que a gente tem compromisso éticos fundamentais para transparência prestação de contas, nós implantamos em Belo Horizonte o orçamento participativo abrindo as contas públicas as pessoas decidindo conosco onde e como aplicar o dinheiro público. Eu sou um defensor da democracia participativa, devemos inclusive ampliar o orçamento para o planejamento participativo. […] Mas tem uma questão, que é realmente fundamental e prioritária, que é garantir a vida das pessoas”, disse.

PEC da Transição

Tentando emplacar a PEC da Transição, que libera investimentos públicos para além do teto de gastos, a equipe de transição governamental tem destacado a importância de construir alianças no Congresso Nacional. É esperado que o PT anuncie apoio à reeleição de Lira na Câmara ainda nesta semana.
Patrus Ananias faz parte do gabinete de transição no grupo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O parlamentar afirmou que sua dedicação no momento está mais voltada à área temática do que às questões relacionadas à PEC da Transição.

“A vida das pessoas pressupõem a alimentação. O primeiro degrau para o direito à vida, para o exercício da cidadania, é a alimentação e, de preferência, alimentação saudável. […] Além disso, tem outras questões fundamentais, saneamento básico, moradia digna, trabalho decente e depois o desabrochar da pessoa através da educação e cultura”, ressaltou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Distrital Fábio Felix leva spray de pimenta na cara e dá voz de prisão a PM. Veja vídeo

Deputado distrital Fábio Félix (PSol) relatou ter levado spray de pimenta na cara durante um bloquinho de Carnaval no Distrito Federal, na tarde...

Filhos de Gandhy desfila na Barra-Ondina e celebra tradição no Carnaval de Salvador

O Afoxé Filhos de Gandhy desfilou nesta segunda-feira pelo circuito Dodô (Barra-Ondina), levando às ruas o ritmo marcante do agogô e o perfume...

Trump cita pena de morte para sequestradores de mãe de apresentadora

Resumo para SEO: O presidente dos EUA, Donald Trump (o atual ocupante do cargo desde janeiro de 2025), afirmou que os responsáveis pelo...