Lula recebe Lira para falar de governabilidade e PEC da Transição

Publicado:

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, no início da tarde desta quarta-feira (30/11), o presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL). O encontro se deu no hotel em que Lula está hospedado, na região central de Brasília. Nenhum dos dois comentou o encontro à imprensa, mas assessores informaram que a pauta foi a governabilidade do novo governo, que assume em 1º de janeiro de 2023. Nesse contexto está a necessidade de aprovação da PEC da Transição, que libera recursos do Orçamento para pagar o Bolsa Família a partir do ano que vem e verbas para investimentos e retomada de serviços ameaçados de paralização por falta de previsão orçamentária.
À tarde, também no hotel, Lula conversa com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com a mesma pauta. O encontro com os dois presidentes do Poder Legislativo se dá um dia após o PT definir formalmente o apoio do partido à reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara. A reeleição de Pacheco para o Senado também contará com o apoio do partido do presidente eleito.
Essa é a segunda vez que Lula se encontra com os dois políticos. Na primeira vinda dele a Brasília, uma semana depois da eleição em segundo turno, Lula foi pessoalmente à residência oficial da Câmara e do Senado para uma visita. A aprovação da PEC até meados de dezembro é a prioridade do governo de transição, que ainda não sabe qual o montante de recursos que poderá ser mobilizado para atender demandas urgentes da máquina pública a partir de janeiro.
  • Leia mais: PEC do Bolsa-Família obtém 27 assinaturas e começa a tramitar na CCJ
Lula ficará na capital até sexta-feira (2/12), articulando diretamente a montagem da futura equipe ministerial e da base de apoio político no Congresso. Políticos que participam dos trabalhos do gabinete provisório, no CCBB, indicam que o presidente eleito deve começar a anunciar seu time de governo a partir do início da semana que vem. Nessa primeira lista, são esperados os nomes para os ministérios da Fazenda e da Defesa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líderes empresariais do Mercosul defendem união entre países

Nesta quinta-feira, representantes do setor privado do Mercosul se reuniram no Rio de Janeiro para discutir as expectativas empresariais em meio às mudanças...

“Não perco muito tempo pensando nisso”, diz Tarcísio sobre presidência

Durante sua participação no Flow Podcast, na noite de quinta-feira (6/11), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou não estar...

Macron sobre possível acordo Mercosul-UE: “Tenho boas esperanças”

O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou nesta quinta-feira (6) durante a Cúpula do Clima em Belém (PA) que...