O jornalista e pesquisador de políticas de direitos humanos Yuri Silva, ativista do movimento negro baiano, foi convidado a compor a equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ativista, que atualmente exerce as funções de coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e coordenador de Direitos Humanos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), participará da coordenação do grupo de trabalho sobre igualdade racial na transição de governo. Ele foi indicado para o espaço por 14 organizações nacionais que se reúnem entorno da ‘Convergência Negra’, fórum de unidade do movimento negro brasileiro.
Yuri se junta aos conterrâneos Preta Ferreira, que também faz parte do GT de igualdade racial, e Rafael Lucchesi, do grupo de Indústria e Comércio. O ativista é apenas o quinto nome nordestino confirmado na equipe de transição de Lula até o momento (saiba mais aqui).
O GT de igualdade racial, ainda conta com Douglas Belchior, Thiago Tobias, Ieda Leal e Givânia Silva e aos ex-ministros da Igualdade Racial dos governos Lula e Dilma, Martvs das Chagas e Nilma Lino Gomes.
A oficialização dos oito nomes acontecerá nos próximos dias em portaria assinada pelo coordenador da equipe da transição presidencial e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.
Comentários Facebook