Chico Buarque recorre de decisão pró-Eduardo Bolsonaro que questiona autoria de ‘Roda viva’

Publicado:

Chico Buarque decidiu recorrer da decisão da juíza Monica Ribeiro Teixeira, que indeferiu uma ação movida contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Chico processa o filho do presidente Jair Bolsonaro pelo uso da canção “Roda Viva” em uma publicação na internet

Na inusitada decisão, a juíza do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa, argumenta que falta comprovação que a música é mesmo de Chico Buarque. Roda Viva é uma das músicas mais regravadas de Chico, aponta o Ecad. A canção foi lançada em 1968.

No post de Eduardo, ele exibia imagens de bolsonaristas processados por atos antidemocráticos, com a legenda “Brasil está sob censura”. Chico não gostou do uso de sua música no post e entrou com o processo.

O advogado do compositor, João Tancredo, disse ao G1 que a decisão da juíza consta com “importantes omissões e obscuridades”. Segundo ele, há documentos nos autos que comprovam a autoria da música.

“Em se tratando de direitos autorais, não há que se falar na necessidade de apresentação de registro para que se pleiteie a sua proteção em qualquer esfera”, explicou o advogado.

Ainda à publicação, Tancredo argumenta ainda que é “fato público e notório” que a música é composição de Chico Buarque. 

“Trata-se de uma das músicas mais marcantes da cultura popular brasileira e da história das canções de protesto. A verdade é que não há como não saber que Chico Buarque é o autor de Roda Viva”, afirmou João Tancredo no recurso apresentado à Justiça.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio virou articulador da anistia para não ser “Dilma de Bolsonaro”, diz aliado

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicans, está se destacando na articulação em torno de um projeto de anistia para aqueles...