Confira a lista com os baianos que vão participar do governo de transição

Publicado:

A lista do grupo de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva cresce a cada dia, com presença forte da Bahia. Até o momento, já foram anunciados os nomes de 13 baianos ou que têm ligação com o estado, de diversas áreas, que vão contribuir para a construção das bases da nova gestão.

O último nome anunciado foi Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec. Ele também é reitor do Centro Universitário da Instituição. Leone vai integrar a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. O grupo de Comunicação Social terá a presença no jornalista Flávio Gonçalves, diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Gonçalves é capixaba, está desde 2016 no comando do Irdeb. 

Desenvolvimento Agrário terá presença de Célia Hissae Watanabe, educadora, mestre em gestão de políticas públicas e vinculada à Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão
Rural, e de Elisângela Araújo, coordenadora da Formação e Educação Profissional da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – CONTRAF-Brasil/CUT e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar.

No Desenvolvimento Regional, foi nomeado Jonas Paulo Neres, ex-coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do estado da Bahia, ex-presidente do PT no estado e coordenador executivo da campanha de Lula na Bahia. Nas Minas e Energia, a transição contará com Deyvid Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, e o grupo de  Transparência, Integridade e Controle terá a presença de Ailton Cardozo, advogado e Procurador do Estado na Procuradoria Geral do Estado da Bahia. 

A cantora Margareth Menezes e o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira foram anunciados como integrantes do núcleo de Cultura no governo de transição. 

Já o ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o professor Paulo Gabriel Nacif vai participar do grupo de Educação. Paulo também já chefiou a a Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

O jornalista e pesquisador de políticas de direitos humanos Yuri Silva, ativista do movimento negro, foi convidado a participar da coordenação do grupo de trabalho sobre Igualdade Racial. 

Também foram anunciados o deputado Antônio Brito (PSD), para o conselho político, o economista Rafael Lucchesi, para o grupo da indústria e comércio, e a musicista Preta Ferreira, também na igualdade racial.

Confira a lista completa dos baianos que vão participar do governo de transição

– Leone Andrade: Ciência, Tecnologia e Inovação
– Célia Hissae Watanabe: no Desenvolvimento Agrário
– Elisângela Araújo: Desenvolvimento Agrário
– Jonas Paulo Neres: Desenvolvimento Regional
– Deyvid Bacelar: Minas e Energia
– Ailton Cardozo: Transparência, Integridade e Controle
– Margareth Menezes: Cultura 
– Juca Ferreira: Cultura 
– Paulo Gabriel Nacif: Educação
– Yuri Silva: Igualdade Racial
– Antônio Brito: Conselho Político
– Rafael Lucchesi: Indústria e Comércio
– Preta Ferreira: Igualdade Racial

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gayer reage a Moraes após ser proibido de visitar a Bolsonaro

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) reagiu com indignação à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que o proibiu de...

Mulher confunde sintomas de câncer de intestino avançado com gravidez

Zara McCormick, uma inglesa de 36 anos, enfrentou um desafio inesperado. Ao sentir-se constantemente cansada e com falta de ar, ela supôs que...

Descubra os 6 piores hábitos que aumentam níveis de açúcar no sangue

Você sabia que pequenos hábitos diários podem estar elevando silenciosamente os seus níveis de açúcar no sangue? Embora seja natural vivenciar alguns picos...