COP27: Bolsonaro veta, mas BNDES estará em mesa com governadores pró-Lula

Publicado:

BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a participação do BNDES em um evento da COP27 com governadores da Amazônia. Entre eles, está Helder Barbalho (MDB), que convidou Lula para o encontro na conferência da ONU sobre o clima, no Egito.

 

 

O encontro com os governadores do Norte ocorre nesta segunda-feira (14). Bolsonaro já tinha proibido o envio de uma comitiva do Ministério de Ciência e Tecnologia.

 

Assessores do Palácio do Planalto afirmam que Bolsonaro se irritou com a presença do presidente eleito no evento. Lula, que está sendo aguardado como se fosse chefe de Estado, acusa Bolsonaro de ter colaborado com o aumento da devastação florestal na Amazônia.

 

Por meio de sua assessoria, o BNDES negou ter recebido qualquer “ordem” de Bolsonaro.

 

Integrantes da delegação, no entanto, informam que o presidente do banco, Gustavo Montezano, não cedeu diante da resistência da área técnica.

 

Os governadores vão apresentar resultados das políticas anunciadas desde a COP19 como forma de tentar contrapor políticas estaduais bem-sucedidas —que combinam desenvolvimento e preservação ambiental— com as políticas do governo federal, que causa repulsa na comunidade internacional, especialmente entre bancos e fundos financiadores.

 

 

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra os 6 piores hábitos que aumentam níveis de açúcar no sangue

Você sabia que pequenos hábitos diários podem estar elevando silenciosamente os seus níveis de açúcar no sangue? Embora seja natural vivenciar alguns picos...

Dólar opera estável após balanço da Petrobras e com atenção ao Fed

Nesta sexta-feira, a movimentação do dólar se mostrou bastante estável, com os mercados financeiros de olho em três grandes fatores: o impacto das...

?O Papel do Congresso e a Política de Narrativas no Brasil

Em uma análise contundente sobre a dinâmica do Congresso Nacional, o cientista político Hussein Kalout expõe a deterioração do decoro parlamentar no Brasil....