Covid-19: Rui Costa descarta uso obrigatório de máscara e medidas restritivas mais rígidas

Publicado:

Com o aumento no número de casos da covid-19 na Bahia, o governador Rui Costa informou, nesta segunda-feira (21), que ainda não é o momento para retomar o uso obrigatório de máscaras de proteção contra a doença ou outras medidas restritivas mais rígidas. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva ocorrida no estacionamento da Secretaria de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  

Na Semana Epidemiológica 46 (de 13 a 19 de novembro) foram registrados 2.988 novos casos da covid, com uma média de 1.260 casos ativos. Além disso, cinco óbitos foram notificados. Do dia 30 de outubro ao dia 19 deste mês, a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 5.019 infectados com a doença e 18 mortes. Rui Costa ressaltou que o governo segue atento e monitorando o avanço do coronavírus, mas que a população precisa completar o esquema vacinal para evitar o surgimento de mais contaminados. 

“Nós estamos acompanhando e queremos renovar o nosso apelo pela vacinação. Temos ainda um número muito alto de pessoas que não completaram a vacinação. Neste momento de subida da covid, é preciso que a gente busque convencer as pessoas a buscar a vacina”, destacou o governador. 

Rui informou ainda que o estado tem tido um leve aumento no número de internamentos, mas que não são tão graves quanto antes. “Estamos ampliando o número de leitos no Hospital Espanhol para absorver esse crescimento, que tem sido um crescimento que quando requer algum internamento não tem sido com a mesma gravidade que foi das outras vezes”, pontuou.

“Os números não justificam ainda a obrigatoriedade da máscara ou outras medidas mais rígidas. Então, quero insistir na importância e necessidade da vacinação como uma forma de diminuir a gravidade da doença”, acrescentou. 

De acordo com a Sesab, o uso obrigatório de máscaras na Bahia permanece em unidades de saúde, além da recomendação de uso para pessoas com sintomas gripais e com imunidade baixa, os imunossupressores ou imunossuprimidos. Em outros lugares, o uso do item de proteção segue como facultativo.

Na Bahia, 11,7 milhões de pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 7,5 milhões receberam a segunda. Com relação à terceira, somente 2,5 milhões foram imunizados.

Prefeitura vai abrir novos pontos de testagem para covid e drive para vacinação?

Em Salvador, outros dois pontos de testagem para covid-19 devem ser abertos pela prefeitura para atender a demanda crescente pelo serviço. A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis, nesta segunda-feira (21).

Reis explicou que a prefeitura está acompanhando o quadro epidemiológico na cidade e se prepara para reforçar a rede de atendimento, caso seja necessário. “Estamos com um ponto de testagem ,vamos amplair para três, e vamos abrir também mais um drive thru para vacinação”, disse o prefeito.

A previsão é de que os novos pontos de testagem funcionem a partir desta terça-feira (22). O outro drive deve ser instalado novamente no Colégio da Polícia Militar, no Dendezeiros, ainda essa semana. Outros dois drives já estão funcionando no 5º Centro de Saúde, nos Barris, e no Atacadão, no Subúrbio.

Ainda segundo o prefeito, se for necessário os gripários podem ser reabertos. “Estamos acompanhando de perto a evolução dos casos, ouvindo os nossos técnicos. Hoje a prefeitura tem uma capacidade de resposta, e caso seja necessário, vamos fazer”, afirmou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como o Brasil consegue trazer fósseis no exterior de volta para o país

A jornada de repatriação de fósseis brasileiros ganhou destaque com a paleontóloga Taissa Rodrigues, professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante...

Congresso, assembleias e câmaras alienados (Eduardo Fernandez Silva)

Em um cenário político em que a distância entre representantes e representados se torna cada vez mais preocupante, é alarmante perceber que o...

Suspeito de assassinar gari está preso com filho que matou professora

Na manhã de um dia comum, três vidas se entrelaçam em um cenário de tragédia. Renê da Silva Nogueira Júnior, um empresário de...