Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher: conheça os serviços voltados para a garantia de direitos das mulheres teixeirenses

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O dia 25 de novembro é lembrado como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Nesta data, são relembradas e reforçadas ferramentas globais voltadas para combater e conscientizar sobre os diversos tipos de violência praticados contra meninas e mulheres. Segundo estudo recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher foi vítima de feminicídio, em média, a cada sete horas no país em 2021.

Diante deste cenário, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas conta com diversos dispositivos que atuam no combate à violência de gênero. O Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (CRAM), por exemplo, oferece acolhimento e atendimento humanizado às mulheres teixeirenses em situação de violência a partir de atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico; orientação sobre os diversos serviços disponibilizados para a prevenção, apoio e assistência às mulheres atendidas; e a articulação com instituições parceiras para uma maior inserção desse grupo no mundo do trabalho.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Teixeira de Freitas (COMDDIM), por sua vez, é um orgão de caráter permanente, autônomo, não jurisdicional, consultivo, deliberativo e fiscalizador que visa acompanhar ações e políticas públicas dirigidas às mulheres, além de formular diretrizes para a promoção da equidade de gênero, raça/etnia e orientação sexua em todas as instâncias de vida civil e pública, combatendo qualquer forma de discriminação contra a mulher e assegurando à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

WhatsApp Image 2022 10 19 at 16.51.23 1 1142x768 1
Capacitação para a rede de enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: Wesley Morau)

A década de 2000 foi um marco nas políticas voltadas ao combate da violência de gênero no Brasil. Dentre os projetos de lei promulgados no país, estão a Lei Maria da Penha, voltado para a criação de mecanismos de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher; e a Lei do Feminicídio, que prevê o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio. 

Enquanto dispositivo de apoio de tais legislações, a  Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) oferta ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres. Tido como um grave problema de saúde pública de natureza social, política e econômica, o combate às violências de gênero se configura enquanto uma das prioridades da administração pública atual, a fim de garantir a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

O post Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher: conheça os serviços voltados para a garantia de direitos das mulheres teixeirenses apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura realizou alinhamento estratégico com profissionais da saúde de Teixeira de Freitas

Alinhamento estratégico com profissionais da saúde (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana uma série de reuniões para alinhamento estratégico no auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com servidores que trabalham no atendimento ao usuário da rede pública de saúde, como marcadores

AEPETI levou conscientização sobre combate do trabalho infantil a escola de Teixeira de Freitas; confira

Ação de conscientização sobre combate do trabalho infantil (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – através da Secretaria de Promoção Social e Cultura, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e por meio da Ação de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil (AEPETI) – promoveu na quinta-feira (25) uma

Tire suas dúvidas sobre a UPA de Teixeira de Freitas

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Teixeira de Freitas (Foto: Junior Origem) A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) faz parte da Rede de Atenção às Urgências, centralizando os cuidados de saúde de nível intermediário. Ela se integra a uma rede que inclui a atenção básica, hospitalar, domiciliar e o SAMU 192, visando uma assistência organizada