Éden vê com naturalidade futuras mudanças na SSP: “Também há erros para corrigir e avançar”

Publicado:

O Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia convocou uma reunião para o início da manhã deste sábado (26), para fazer um balanço da eleição estadual de 2022 e debater perspectivas do governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Ao chegar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), local do encontro, o presidente do PT no estado, Éden Valadares, bateu um papo com a imprensa e antecipou que discussões sobre o secretariado estadual não serão abordadas. O petista também falou sobre as especulações em torno do seu nome para ocupar algum cargo na gestão, mas ressaltou que pretende finalizar seu mandato no comando da sigla.

 

“Não vamos tratar de secretariado. O governador orientou com os partidos políticos que somente findado o processo de transição no sentido da reforma administrativa que a gente vai dialogar sobre composição, então não vamos tratar sobre indicação nenhuma do PT, vamos seguir o ritmo do governador. Então no começo do mês de dezembro a gente vai sentar para conversar e sobre meu nome, eu tenho mandato até final do ano que vem e estou muito feliz e muito honrado de ser presidente do PT em um momento histórico como esse, espero cumprir meu mandato. Mas governo é governo, se o governador me convocar para qualquer posição eu vou ter que dialogar com a minha direção. Mas a minha vontade é de cumprir o mandato até o final”, disse.

 

Éden também foi questionado pelo Bahia Notícias sobre a sinalização do governador eleito em promover alterações na Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Jerônimo já prometeu, inclusive, uma reformulação robusta nas secretarias para o início do seu mandato.

 

“Nós sabemos tudo que a gente pôde fazer na Segurança Pública da Bahia, é só comparar como era as viaturas, os postos policiais, o armamento, o fardamento, o salário dos policiais civis e militares antes do PT e agora com o PT, mas temos humildade para reconhecer que temos muito a fazer. Penso que o povo da Bahia ao eleger Jerônimo, também teve essa compreensão, que não é um processo fechado, perfeito, sem defeitos, claro que há acertos, mas também há erros que a gente precisa corrigir e precisa avançar”, comentou.

 

“Então é com tranquilidade, o governador fica à vontade para escolher o próximo secretário e a cúpula da secretaria de segurança. Educação, saúde e segurança ele já apontou para os partidos aliados que será indicações próprias dele, assim como a Serin, a Casa Civil e a Fazenda. Então nessas áreas o governador vai ficar muito à vontade para as escolhas”, finalizou o presidente do partido.

 

WAGNER E RUI MINISTROS?
Durante o breve bate-papo, Éden comentou sobre as chances do governador Rui Costa (PT) e do senador Jaques Wagner (PT) serem chamados para atuar em ministérios do governo Lula. Apesar de ter visitado a transição nacional, o petista destacou que compõe apenas a transição estadual e não participou de conversas sobre a composição do governo federal. 

 

“Não estou na transição nacional, estou na estadual, e estive lá a convite da nossa presidente Gleisi e a pedido do governador Jerônimo. Ele quer fazer um espelhamento do que está sendo feito no governo federal com o governo do estado para conseguir verticalizar as políticas, chegarem mais rápido na Bahia. Sabemos que o presidente Lula tem o compromisso de reconstruir o cinturão de proteção social que foi destruído pelo atual governo, então as políticas de assistência social, de combate a fome, combate a pobreza, de acesso a água. Mas eu não dialoguei sobre composição. Eu sei que nós temos dois quadros da qualidade que tem Jaques Wagner e Rui Costa. Sorte a do presidente Lula de poder contar com os dois, então nesse processo de reconstrução do Brasil que a gente precisa de experiência combinada com vitalidade, a gente precisa de gente qualificada. Não é um processo fácil, o governo do presidente Lula não será igual ao governo que se iniciou em 2003, a gente pega o país em uma situação muito pior, então toda ajuda é muito bem-vinda. Espero que os dois sejam ministros e quem sabe o PT da Bahia emplaque mais um em Brasília”, disse.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crise no Corinthians se agrava com polêmica de gastos em cartões corporativos; entenda

A crise no Corinthians se intensificou devido a acusações de gastos indevidos em cartões corporativos, revelando uma turbulência interna que abala a confiança...

Moraes manda apurar transações com dólares antes de tarifaço de Trump

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu abrir um procedimento para investigar transações de compra e venda de dólares...

Catar oficializa candidatura para sediar Jogos Olímpicos de 2036

O Catar deu um passo histórico ao oficializar sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2036. Este é um momento que pode...