Festa para o hexa: com telão e shows, Pelourinho deve receber 10 mil torcedores na Copa

Publicado:

“Vem para o Olodum, vem dançar no Pelô”, diz um trecho de uma das músicas mais famosas do grupo afro-brasileiro. Mas, a partir da próxima quinta-feira (24), quem, de fato, for ao bairro do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, não só vai ter a oportunidade de mexer o esqueleto como também de torcer pela seleção brasileira em todos os jogos durante a Copa do Mundo no Catar. 

Entre a fase de grupos e — espera-se — a de mata-mata, o Largo do Pelourinho vai ser palco de transmissão das partidas do time canarinho na Copa, e o Olodum, literalmente, vai dar show fora das quatro linhas, com apresentações uma hora antes e logo depois dos 90 minutos de bola rolando. Com expectativa de reunir cerca de 10 mil pessoas por jogo, a ação ganha, neste ano, o reforço da cervejaria Brahma, anunciado na quarta (16), durante encontro na Casa do Olodum, como patrocinadora do projeto. 

Desde 1990, quando se formou a Torcida Brasil-Olodum, a seleção já conquistou dois títulos de campeã (em 1994 e 2002) e um de vice-campeã (em 1998) em nove edições do mundial, além de uma Copa das Confederações, em 2013. “Além de a seleção jogar no Catar, nós vamos jogar aqui”, afirmou o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, que agora, 20 anos após a última estrela, mira o hexa. 

A iniciativa promete beneficiar todo o bairro — principalmente os estabelecimentos comerciais que nele estão situados. “Esse é o papel do Olodum: esporte, cultura, música, alegria, desenvolvimento, cores”, definiu Rodrigues. E, assim como no futebol, o time do Olodum terá seu capitão, ou melhor, seus capitães no palco. O primeiro e único já divulgado, o cantor ex-Olodum Tonho Matéria, carrega consigo a experiência in loco da Copa de 2006, na Alemanha, e está pronto para assumir essa responsabilidade.

Apesar de se considerar “um pouco distante” da banda atualmente, para explicar a relação, Matéria faz referência a uma das canções compostas quando ainda integrava o grupo, em que fala sobre “os ‘Oloduns’ de dentro e de fora”. “Quando esses ‘Oloduns’ se unem, a sintonia, o aroma, o perfume, a energia e a sinergia se complementam. Então, o Olodum é isso”, disse o embaixador da Paz pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Outras novidades 

Adiciona-se à lista de novidades o fato de que outros artistas baianos, como atores e apresentadores, serão convidados a participar da torcida em alguns jogos. Somado a isso, um caminhão itinerante da Brahma, com estrutura de televisão, som e bar, vai passar por vários pontos da cidade durante o mundial. 

Segundo o gerente comercial da Ambev em Salvador, Paulo Frank, a ideia é potencializar o atendimento oferecido por bares e restaurantes nesse e em outros eventos, pós-Copa. A primeira parada será o Largo Terreiro de Jesus. “A Abrasel, que é nossa parceira, vai indicando os bairros. A gente vai com o caminhão, entrega a estrutura para os donos de restaurantes e bares da região, para que eles possam operar”, explicou Frank. 

Ação contra o racismo 

Mais do que “pé de coelho” da equipe verde e amarela, o Olodum visa ser porta-voz na luta contra o racismo. Para isso, ao mesmo tempo em que a instituição se expressará durante os shows no Largo do Pelourinho, espera contar com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao difundir a mensagem pelos meios de comunicação. 

“A Copa do Mundo é uma oportunidade rara de você falar para países, federações, clubes de futebol e, principalmente, dirigentes”, acredita João Jorge Rodrigues, que ainda acrescenta que o racismo atingiu, inclusive, jogadores brasileiros. “Além da festa, da alegria e da emoção que vamos ter aqui, [vamos] mostrar que o racismo no futebol mundial precisa acabar”, garantiu o presidente. 

Programe-se: 

Fase de grupos 

24/11 (quinta-feira), às 16h – Brasil x Sérvia 

28/11 (segunda-feira), às 13h – Brasil x Suíça 

02/12 (sexta-feira), às 16h – Brasil x Camarões  

Em caso de classificação em 1º lugar

05/12 (segunda-feira), às 16h – oitavas de final 

09/12 (sexta-feira), às 12h – quartas de final 

13/12 (terça-feira), às 16h – semifinal 

17/12 (sábado), às 12h – disputa do terceiro lugar 

18/12 (domingo), às 12h – final 

Em caso de classificação em 2º lugar

06/12 (terça-feira), às 16h – oitavas de final 

10/12 (sábado), às 12h – quartas de final 

14/12 (quarta-feira), às 16h – semifinal 

17/12 – (sábado), às 12h – disputa do terceiro lugar 

18/12 (domingo), às 12h – final 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alcaraz pode diminuir a distância para Sinner até o US Open; entenda

Na emocionante temporada em que Jannik Sinner e Carlos Alcaraz conquistaram seus primeiros Grand Slams, o cenário até o US Open se torna...

John Kennedy tem situação regularizada na CBF e está liberado para enfrentar o Flamengo

Em uma reviravolta emocionante, John Kennedy, o jovem atacante de apenas 23 anos, teve sua situação regularizada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF)....

Snoop Dogg se torna coproprietário do Swansea, da 2ª divisão inglesa

Em um movimento surpreendente, o icônico rapper americano Snoop Dogg se tornou coproprietário do Swansea City, clube da segunda divisão inglesa. Essa nova...