Festival Afrofuturismo busca ressignificar tecnologia trazendo protagonismo da população negra

Publicado:

Salvador receberá a quarta edição do Festival de Afrofuturismo, o maior evento de tecnologia, inovação e criatividade negra da América Latina. O festival vai acontecer na próxima sexta-feira (18) e no sábado (19) no Centro Histórico da capital baiana. O co-fundador da Vale do Dendê, um dos promotores do evento, e um dos idealizadores, Paulo Rogério, explica que o festival visa trazer o protagonismo da população negra no cenário da tecnologia.

 

O Festival Afrofuturismo Ano IV – Por uma abolição econômica terá em sua programação talks, debates e palestras com convidados nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, criação de conteúdo, jovens inovadores e empreendedores que discutirão assuntos relacionados ao protagonismo afrodescendente e sua contribuição para a economia criativa, plataformas digitais, universo das criptomoedas, entre outros temas. 

 

“A ideia é ressignificação. A gente precisa falar sobre afrofuturismo, a tecnologia é uma discussão muito baseada na Europa e Estados Unidos. Então a gente tá tentando trazer para Salvador o assunto da participação negra na economia. A gente tá falando pelo cenário futuro da tecnologia e da ciência”, afirmou Paulo. 

 

Sobre a escolha do local, o idealizador do festival explicou que o Centro Histórico de Salvador, apesar de ter sido construído pela população negra, foi, por muitos anos, ocupado pelos europeus. Segundo Paulo, o local também fará parte do processo de ressignificação, dando agora o protagonismo para o afro.

 

“É muito importante a ressignificação nestes lugares, locais que eram propriedades de colonizadores europeus, sendo que foi construído pela mão negra. Esse é o momento da gente trazer investimentos, a gente tá precisando de muitos investidores. Trazer esse evento para cá é importante para ressignificar a história e também, objetivamente trazer investimento para ajudar nessa reconstrução”, disse Paulo.

 

O FESTIVAL
Conhecidos pontos turísticos da cidade, a exemplo do Teatro Gregório de Mattos, Palacete Tira Chapéu, Largo Tereza Batista, além do novo Hub de Inovação do Centro Histórico – a Casa Vale do Dendê, serão transformados em instalações Afrofuturistas para o festival.

 

Entre os grandes nomes do universo do empreendedorismo, inovação e diversidade  que estarão presentes nesta edição do Festival Afrofuturismo, destacam-se: Javonté Anyabwelé (VP Carnival Cruise), Kamil Olufowobi (CEO MIPAD Global), Aaron Mitchell (Netflix), Lula Rodrigues (Escola 42), Bárbara Carine Soares Pinheiro – a intelectual diferentona e a atração musical internacional Mad Professor, além da banda Ministereo Público.

 

Os participantes terão acesso a atrações culturais e musicais, palestras e atividades interativas seguindo trilhas subdivididas em temas como Inovação e tecnologia, criatividade e negócios, literatura e SCI-FI, cinema e games, música e podcast, sustentabilidade e ESG.

 

O passaporte que dá acesso aos dois de imersão tecnológica afrocentrada e ao show internacional do DJ Med Professor já está à venda no Sympla com ingressos a R$100 (inteira) e R$50 (meia).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sob pena de prisão, Bolsonaro tem até as 21h13 para responder Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta um desafio crítico: até as 21h13 de hoje, 22 de julho, sua defesa deve apresentar esclarecimentos ao...

Depois do apelo de Trump, Coca-Cola promete versão com açúcar de cana

Em uma surpreendente virada dos eventos, a Coca-Cola anunciou que, atendendo a um pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá lançar...

Gel de planta milenar é aliado nos cuidados diários com a pele

Imagine uma planta que atravessou séculos e se manteve relevante na dermatologia moderna. A aloe vera, ou babosa, é essa planta extraordinária, conhecida...