Internet se divide com a possível volta do horário de verão

Publicado:

Você gostaria que o Brasil voltasse a adotar o horário de verão? Essa foi a pergunta feita pelo presidente eleito Lula (PT) em sem seu perfil do Twitter e que gerou uma discussão nas redes sociais. A enquete foi feita na noite dessa segunda-feira (7/11) e conta com mais de 2 milhões de respostas, das quais 68% são favoráveis à volta do horário de verão.

Nas redes sociais do Estado de Minas, os seguidores se dividiram. Em uma enquete do nosso perfil do Twitter, 52% são contra a volta do horário de verão e 48%, favoráveis.

  • Leia também: Lula realiza enquete no Twitter sobre volta do horário de verão no Brasil

 “Acho que qualquer pessoa que trabalha é contra esse horário de verão”, comentou o perfil Blog da Jamille. Já Letícia Araújo é favorável a atrasar uma hora no relógio: “Eu amo o horário de verão, quem trabalha o dia todo quer ver o sol se pôr. Ter mais tempo para curtir o dia.”

“Tomara que não volte nunca mais”, desejou Nilma Reis. Boa parte dos comentários contrários à adoção do horário de verão diz sobre o risco de sair de casa cedo, com o dia ainda escuro. “Para as mulheres que saem antes das 6h para trabalhar, sabem do risco quando há horário de verão. A única coisa certa que o embuste fez”, comentou o perfil Fer petite com rinite na publicação do Twitter, se referindo à suspensão do horário de verão feita em 2019, já no governo Bolsonaro.

“Aproveitar e contemplar o sol por mais uma hora”, comentou Aline de Paula, no Instagram. Os dias mais longos são o principal argumento de quem quer a volta do horário de verão. Mais do que curtir após o trabalho, o horário de verão é uma alternativa para a economia de energia.

“O maior aproveitamento da luz natural faz com que as lâmpadas de casas, indústrias, espaços comerciais, ruas e espaços públicos sejam ligadas mais tarde, quando o pico de consumo já diminuiu. Dessa forma, evita-se uma sobrecarga do sistema de distribuição de energia”, opinou Babi Aguiar.

Horário de verão no Brasil

O horário de verão foi adotado no país em 1931 e utilizado ininterruptamente entre 1985 e 2018. A medida consiste em adiantar o relógio em uma hora e tinha como objetivo economizar o consumo de energia em vários estados do Brasil, aproveitando a duração maior da luz do dia.

O horário de verão no Brasil foi encerrado em 25 de abril de 2019 por meio de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo argumentou ter consultado o Ministério de Minas e Energia e pessoas da saúde para tomar a decisão.

Em 2022, o mesmo ministério pediu novos estudos sobre a realização da medida para avaliar se, com a popularização do uso de placas de energia solar, reduziria o uso de luz de outras fontes. Em setembro, porém, Bolsonaro descartou dar continuidade à discussão sob a justificativa de não ter tempo hábil para concluir as avaliações.

Na última edição, o horário de verão começou em 4 de novembro de 2018 e terminou em 16 de fevereiro de 2019. Dez estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – e o Distrito Federal adiantaram o relógio em uma hora.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Equipe de Leonardo revela porque ele não fala com Ana Maria Braga

TRETA? Ana Maria Braga e o cantor: Entenda o que realmente aconteceu Por Franciely Gomes 25/07/2025 - 22:01 h Os dois seguem amigos - Foto: Reprodução |...

Dieckmmann abre o coração após cremação de Preta Gil e famosos reagem

Na última sexta-feira, Carolina Dieckmann compartilhou um emocionante desabafo nas redes sociais, expressando seu profundo luto pela amiga Preta Gil, que partiu recentemente....

Morte de Preta Gil ressignifica “Drão”, música de Gilberto Gil

LUTO DA VIDA Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta lutava contra o câncer desde 2023 Por Redação 25/07/2025 - 20:40 h Preta Gil faleceu em...