Jarbas Soares é nomeado por Zema como procurador-geral da Justiça do MPMG

Publicado:

O procurador Jarbas Soares Júnior foi o mais votado nas eleições internas do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e será novamente nomeado procurador-geral. A nomeação foi assinada nesta quinta-feira (24/11) pelo governador Romeu Zema (Novo).

Jarbas recebeu 902 votos, o que corresponde a 88,4% dos votos do MP mineiro. Ele já exerceu o cargo em 2005/2006, 2007/2008 e 2021/2022.

A definição do procurador-geral ocorre em duas partes. Promotores e procuradores de Justiça votam para definição da lista tríplice; o governador é responsável por escolher o nome oriundo desta lista. Neste ano, apenas dois candidatos concorreram.

Quem é Jarbas Soares Júnior

O procurador-geral iniciou carreira no Ministério Público em 1990. Disputou e venceu a eleição para conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), sendo aprovado pelo Senado Federal e nomeado pelo presidente da República.

Natural de Montes Claros e criado em São Francisco (Norte de Minas), Jarbas é casado com a advogada Cristiana Nepomuceno e pai de três filhos, também advogados.

No mais recente mandato, implementou projetos importantes como o Centro de Autocomposição de Conflitos (Compor), resgatou as relações institucionais da entidade e trabalhou para internacionalização do MP.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes: 8/1 demonstrou total falência do sistema de autorregulação de todas as redes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o dia 8 de janeiro de 2023 evidenciou a completa ineficácia...

Previdência contribui com corte de gastos corrigindo erros, diz Lupi

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que sua pasta está contribuindo para o corte de gastos ao corrigir erros nos cadastros...

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

O ex-presidente Jair Bolsonaro considera a possibilidade de pedir refúgio em uma embaixada no Brasil, caso seja condenado pela trama golpista de 2022....