O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (17), que não adianta ficar pensando apenas em responsabilidade fiscal. Segundo ele, é preciso começar a pensar em responsabilidade social também.
“O que é o teto de gasto no país? Se o teto de gasto fosse para descobrir que a gente não vai pagar a quantidade de juros para o sistema financeiro, que a gente paga todo ano, mas a gente fosse continuar mantendo as políticas sociais intactas, tudo bem. Mas não”, argumentou durante evento da COP27.
As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. Segundo Lula, o teto de gasto tira dinheiro de áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia e cultura.
“Ou seja, você tenta desmontar tudo aquilo que é do social, mas não mexe um centavo do sistema financeiro. Não mexe um centavo daqueles juros que os banqueiros têm que receber”, disse o petista, após chamar a atenção da imprensa.
“Ah, mas se eu falar isso vai cair a Bolsa, vai aumentar o dólar. Paciência! Porque o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia. Nós vamos cumprir meta de inflação, sim. Mas nós temos que ter meta de crescimento. Como vamos fazer que a riqueza seja distribuída”, acrescentou.
Nesta manhã, Lula participou de evento com a sociedade civil brasileira na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), em Sharm El Sheikh, no Egito.
Comentários Facebook