O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que irá pedir à ONU (Organização das Nações Unidas) para que a COP de 2025, isto é, COP30, seja feita na Amazônia, no Brasil. A declaração foi dada durante a COP27, do clima das Nações Unidas, que é realizada no Egito, nesta quarta-feira (16/11), durante encontro com governadores da Amazônia Legal.
Com o objetivo de reintroduzir o país nas pautas ambientais, Lula alega que é importante que seja na Amazônia para que as pessoas “conheçam de perto o que é a região”.
“Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir para que essa COP de 2025 seja feita no Brasil, e que no Brasil seja feita na Amazônia. Na Amazônia tem dois estados para receber qualquer conferência internacional, que é o estado do Amazonas e o estado do Pará, aí vocês vão discutir entre vocês quem é que tem mais a oferecer no ponto de vista de infraestrutura para receber as milhares de pessoas que vão se dirigir ao estado”, disse Lula na conferência.
- Leia mais: Lula na COP27: ‘Brasil não nasceu para ser um país isolado’
- E também: ‘O Brasil está de volta’: como foi primeiro discurso de Lula na COP27
Lula na COP27
Lula recebeu na COP 27 uma carta de compromisso dos governadores da Amazônia Legal. O encontro “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, foi realizado nesta manhã, junto com os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO).
Comentários Facebook