O Cemitério Municipal de Brotas, em Salvador, ficou lotado desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (2). Além de quem aproveitou o feriado de Finados para visitar o túmulo de entes queridos, dezenas de pessoas apareceram para se despedir de Pietro Ferreira Santos, 3 anos, que morreu depois de cair de uma escada em casa no Engenho Velho da Federação na última segunda-feira (31).
Ele chegou a receber primeiros socorros, mas não resistiu. Pai, mãe, outros familiares e pessoas próximas foram ao local mesmo sob chuva. Muito consternados e ainda sem assimilar a partida do pequeno, quem estava no cemitério preferiu não gravar entrevistas sobre a situação. Optaram pelo silêncio em um momento de muita dor.
Na despedida, muitas pessoas choraram, gritos de inconformação e um ambiente de descrença de uma partida precoce da criança.
Como tudo aconteceu
Pietro vivia na casa, que fica na Rua Apolinário de Santana, com duas mulheres, que eram vizinhas da mãe do garoto. Uma das cuidadoras, Michele Souza, disse à TV Bahia que ouviu um barulho quando ele caiu, mas perguntou e o menino disse que estava bem. Ela conta que desceu para ver se ele tinha batido a cabeça, e ele negou.
“Demorou um pouco, depois de um tempinho, fui deitar perto dele, aí peguei e mexi nele. Quando mexi, vi que a barriguinha dele estava um pouco inchada”, conta. Foi quando Pietro relatou que estava sentindo dores.
Michele ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) relatando que o garoto estava tendo dificuldade para respirar. Ela recebeu orientação para fazer massagem nele enquanto esperava a ambulância, mas quando o Samu chegou não conseguiu salvar o menino. “Eu tinha ele como meu filho. Não saiu de mim, mas era meu filho”, disse ela. A mãe biológica do menino ainda não foi localizada e não sabe da morte.
O Samu informou que quando o socorro chegou, a criança já apresentava “rigidez cadavérica”. A Polícia Civil foi acionada.
O caso foi registrado na 7ª Delegacia (Rio Vermelho) e as circunstâncias da queda do menino estão sendo apuradas, informou a polícia. O resultado dos laudos vai ajudar a esclarecer a causa da morte.
Comentários Facebook