Moraes exclui PP e Republicanos de ação sobre urnas

Publicado:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, excluiu o PP e Republicanos da ação que multava a coligação do PL em quase R$ 23 milhões. Sem provas, o partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou o resultado das eleições em segundo turno.

Segundo Moraes, “ambos os partidos – Progressistas e Republicanos – afirmaram, expressamente, que reconheceram publicamente por seus dirigentes a vitória da Coligação Brasil da Esperança [a coligação do presidente eleito, Lula] nas urnas, conforme declarações publicadas na imprensa e que, em momento algum, questionaram a integridade das urnas eletrônicas, diferentemente do que foi apresentado única e exclusivamente pelo Partido Liberal”.

Moraes tinha negado o pedido de verificação extraordinária do resultado do segundo turno das eleições. O pedido foi apresentado na terça-feira (22/11) pelo Partido Liberal.

O PL disse que cerca de 60% das urnas não eram auditáveis. O ministro informou que todas são auditáveis e classificou o argumento do partido como “esdrúxulo”.
Moraes considerou que a ação do partido não apresenta qualquer indício ou prova de fraude que justifique a reavaliação de parte dos votos registrados pelas urnas.

O ministro ainda condenou a coligação da campanha à reeleição de Bolsonaro a pagar uma multa de quase R$ 23 milhões por litigância de má-fé – quando a Justiça é acionada de forma irresponsável.

  • Presidente do Republicanos sobre multa do PL: ‘Tenho nada a ver com isso’

Recurso

Com isso, as assessorias jurídicas do partidos Republicanos e dos Progressistas apresentaram recurso contra a decisão do ministro.

  • PP sobre multa do PL depois de ação contra urnas: ‘Não fomos consultados’

Os partidos argumentam que não foram consultados sobre a ação do Partido Liberal que pediu a anulação dos votos de mais de 279 mil urnas apenas no segundo turno das eleições. Ambas as legendas também argumentam que, em nenhum momento, questionaram o resultado do pleito eleitoral de 2022.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova PL da adultização com recuo da oposição

A proposta do Projeto de Lei nº 2.2628/2022, que estabelece um Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) digital, foi aprovada pela Câmara...

PF aponta omissão de Bolsonaro sobre repasses a Eduardo e Michelle

A Polícia Federal (PF) revelou que Jair Bolsonaro (SP) deixou de informar detalhes relevantes durante seu depoimento no Inquérito 4.995. Ele não mencionou...

Zoe Martinez e Janaína Paschoal batem boca na Câmara de SP. Veja vídeo

Em um clima tenso, as vereadoras Janaína Paschoal (PP) e Zoe Martinez (PL) protagonizaram um embate na Câmara Municipal de São Paulo, na...