Aos 27 anos, o assistente Luanderson Lima dos Santos passou a integrar o quadro de arbitragem da Fifa. A cerimônia de condecoração aconteceu nesta sexta-feira (11), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. O baiano sonhava em entrar para a elite, mas não de forma rápida como aconteceu.
“Não imaginava. Quando comecei na arbitragem e no projeto, tinha o sonho de me tornar árbitro de elite. Mas tudo começou aos poucos e conseguimos alcançar a meta”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.
Luanderson Lima iniciou a carreira na arbitragem ainda criança, aos 10 anos. Dois anos depois, ele ingressou no projeto social DBAF e começou a apitar. Com 15 anos, foi convidado pelo então Presidente da Federação Bahiana de Futebol e hoje Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para fazer parte do quadro estadual. O baiano chegou na CBF há seis anos, logo após completar 21 anos de idade.
“Primeiramente agradecer a Deus a oportunidade de alcançar o nível mais elevado da arbitragem e poder levar o nome do meu estado. Sou negro, nordestino, baiano, de comunidade, filho de uma empregada doméstica e de um vendedor, chegar na elite do futebol internacional é maravilhoso. Estou muito feliz. Sou grato a Deus pela oportunidade de ter conhecido Rildo Góes e o presidente Ednaldo ter acreditado no projeto. Hoje, um sonho se torna realidade. A ficha ainda nã caiu e a emoção é muito grande”, celebrou.
Luanderson Lima dos Santos vai estrear com o escudo da Fifa no braço na temporada de 2023.
Que você achou desse assunto?