O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, afirmou que o atual governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT) deve assumir a Casa Civil no futuro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. O petista também não garantiu a permanência de Jaques Wagner (PT) no Senado e sinalizou que os outros nomes baianos devem assumir pastas no governo federal, mas não citou nomes.
“Acho que Rui vai pra Casa Civil mesmo. Nós estamos debatendo com a equipe de transição e com Lula. Wagner tem uma capacidade reconhecida pelo Brasil inteiro e claro que pode contribuir para o governo, mas estamos vendo o cenário, se o momento é agora na chegada ou vamos esperar um pouquinho”, afirmou Éden.
RUI COSTA NA ELEIÇÃO DE JERÔNIMO
O presidente do PT também comentou sobre o papel de Rui Costa na eleição de Jerônimo ao governo do Estado. Éden declarou que o atual governador teve papel fundamental na manutenção de apoios de prefeitos do PP a Jerônimo.
O petista falou sobre rumores de uma suposta saída de Rui do governo para disputar uma cadeira no Senado e afirmou que, além de evitar uma “instabilidade” do vice João Leão (PP), a permanência dele no cargo foi importante para ter força política para emplacar a campanha de Jerônimo.
“Ter Rui sentado na cadeira era fundamental porque era o próprio governador. Se não fosse ele sentado na cadeira ia conseguir segurar os prefeitos do PP que a gente segurou? Eles romperam com 90 prefeitos e levaram quantos? 20? O resto foi Rui que conseguiu segurar”, explicou Éden.
“Esse debate de Rui no Senado aconteceu, mas tinha a incógnita de João Leão. A tese que ganhou foi que, por conta da instabilidade do vice, não dava pra sair. Além disso, como o indutor da eleição sentado na cadeira é mais importante ainda, as pessoas vão querer saber a opinião do governador”, completou Éden.
RUI NO SENADO
Em maio do ano passado, o Bahia Notícias apurou com uma fonte que acompanhava o possível processo de Rui no Senado. No momento, o governador não sabia se deixaria o Palácio de Ondina antes do fim do mandato, uma vez que, para concorrer a algum cargo eletivo, ele precisaria se afastar do governo (relembre aqui).
Comentários Facebook