Salvador recebe ação nacional de combate ao câncer no próximo domingo

Publicado:

A capital baiana receberá na manhã do próximo domingo (27) a Ação Nacional de Combate ao Câncer, realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). O evento retorna a modalidade presencial em 2022 e, na Bahia, ficará instalado na Rodoviária de Salvador. 

 

Nesta quarta-feira (23), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) anunciou as estimativas de novos casos anuais para o triênio 2023-2025. Os casos anuais de câncer esperados saltaram de 625 mil para 704 mil. A incidência de câncer de mama saltou para 73.610 e os demais mais comuns nas mulheres são colorretal, colo do útero, pulmão e tireóide. Em homens, o mais comum segue sendo o câncer de próstata, que saltou para 71.300 novos casos anuais, seguido por colorretal, pulmão, estômago, cavidade oral e esôfago. 

 

Diante deste cenário, com a proposta de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde, a SBCO promove a campanha “Não dá para esperar. Cuide-se. O câncer não ficou de quarentena” em diferentes cidades do país no domingo (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer e da tradicional Ação Nacional de Combate ao Câncer (ANCC).

 

“A ação estará presente em pontos estratégicos, buscando sensibilizar a população de nosso país para a importância de cuidar da saúde. Por conta do atraso de diagnósticos, falta de exames de rotina e consultas médicas durante a pandemia do Covid-19, os pacientes estão chegando especialistas com doenças mais avançadas. É necessário um esforço coletivo de sociedades científicas como a SBCO, imprensa, redes sociais, empresas e agências para promovermos informações de saúde para nossa população”, ressalta o cirurgião oncológico Héber Salvador, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ranking do Saneamento 2025: veja os 20 melhores municípios em tratamento de água e esgoto

Campinas (SP) lidera entre os 100 municípios mais populosos do país, seguida por Limeira (SP) e Niterói (RJ)

Ultraprocessados: alerta nas embalagens sobre risco de câncer poderá ser obrigatório

Proposta em discussão no Senado obriga fabricantes a incluírem nas embalagens advertência visível sobre o potencial cancerígeno desses alimentos. Consumo cresce e preocupa especialistas em saúde pública

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo