Substância esverdeada e com forte odor aparece na ilha de Boipeba

Publicado:

Uma substância de cor esverdeada e com forte odor foi encontrada, nesta quarta-feira (16), em alguns pontos da ilha de Boipeba, localizada na região do baixo sul da Bahia. O material também foi encontrado na última segunda-feira (14) em pontos das praias de Jauá e Barra do Jacuípe, na Costa de Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A Prefeitura de Cairu informou o ocorrido em Boipeba nas redes sociais. A nota pede que os moradores e visitantes redobrem a atenção, não se aproximem e evitem entrar na água ou em contato com o resíduo verde. “Ações preventivas já foram tomadas e o Instituto do meio ambiente recursos hídricos (Inema) foi comunicado sobre ocorrido”, ressaltou o comunicado. 

Segundo a prefeitura do município, a substância ainda não identificada tem forte odor, causa febre, diarreia, vômito, coceira e dor de cabeça às pessoas, além de provocar a morte de mariscos. “Em caso de constatar a presença da ‘mancha verde’, favor informar imediatamente a prefeitura, através do 153 (Guarda Municipal)”, pediu a prefeitura. 

Em Camaçari 

Moradores da região entraram em contato, na segunda, com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec) para relatar o surgimento da substância ainda não identificada. Eles informaram que o material de cor esverdeada apresentava um forte odor.

Diante da ocorrência, a Defesa Civil do município passou a alertar os moradores, visitantes e turistas para que redobrem a atenção ao verem as manchas e não se aproximem, evitando adentrar na água e, consequentemente, não ter contato com o resíduo. A medida é indicada até que seja verificada a procedência do material.

Além de técnicos da Defesa Civil da cidade, estiveram no local também técnicos da empresa Cetrel, que realizaram a coleta da substância para que seja encaminhada ao laboratório e efetuada a análise. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também foi comunicado sobre o ocorrido.

O gestor da Compdec, Ivanaldo Soares, informou que todos os colaboradores do órgão que estão de plantão estão empenhados em monitorar a situação para que nenhum cidadao seja ou se sinta prejudicado. “Peço a compreensão de todos e, caso percebam algo diferente do convencional, entrem em contato com a Defesa Civil”, orienta.

Para acionar a Defesa Civil de Camaçari, a população pode ligar gratuitamente para o 199. O órgão municipal dispõe ainda dos números 71 99981 3641 ou 99922-3433. O atendimento funciona em regime de 24h.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRF apreende carga de 84 iPhones avaliada em meio milhão de reais

Em uma operação surpreendente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou uma carga impressionante de 84 iPhones, cujo valor ultrapassa meio milhão de reais,...

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Recentemente, o Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou um relatório notório sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, citando o trágico...

Paraná Pesquisas: João Campos lidera disputa ao governo do Pernambuco

Na mais recente pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada na terça-feira, dia 12 de agosto, o atual prefeito de Recife, João Campos (PSB),...