Usuários criam Xandaquistão no Google Maps, ao lado do TSE, em Brasília

Publicado:

Um lugar chamado Xandaquistão surgiu recentemente no Google Maps, a plataforma de mapas do Google. O local está situado ao lado da sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Distrito Federal.

A expressão Xandaquistão remete a “Xandão“, alcunha usada por militantes políticos, para citar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Até às 12h30 desta segunda-feira (14/11), ainda era possível encontrar o Xandaquistão nas buscas feitas no Maps. O local é classificado como uma suposta repartição pública.

Desde 2015, os usuários podem sugerir a inclusão de novos locais no Google Maps. A proposta do serviço é manter os mapas sempre atualizados. Mas, neste caso, a informação adicionada à plataforma é falsa.

A conduta de Moraes na condução das eleições deste ano e em processos, como a caso das Fake News, tem sido alvo de críticas e ataques constantes do bolsonarismo.

Ataques Nesta segunda-feira, no painel “Brasil e o respeito à liberdade e à democracia†no evento Lide Brazil Conference, em Nova York (EUA), Moraes afirmou que houve um ataque à democracia, sob o manto da liberdade de expressão.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) questionam o resultado das eleição e começaram a fazer uma onda de protestos em diversas partes do Brasil. No DF, os grupos que não concordam com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) montaram acampamento no Setor Militar Urbano em 1º de novembro e seguem no local, sem data para se desmobilizarem.

Google O Metrópoles entrou em contato com o Google e, segundo a empresa, o serviço busca remover “imprecisões†o mais rápido possível.

A empresa ainda afirmou que incentiva denúncias contra esse tipo de conteúdo. Além disso, argumentou que usuários que violem reiteradamente as políticas do serviço podem ser proibidos de sugerir alterações.

Leia a nota na íntegra:

“O objetivo do Google Maps é fornecer informações precisas e úteis sobre lugares ao redor do mundo. Consultamos uma variedade de fontes para determinar o nome de um lugar ou um recurso na plataforma. A contribuição dos usuários ajuda as pessoas a basear suas decisões sobre onde ir e o que fazer num mundo em constante mudança. Quando há imprecisões, nós trabalhamos para removê-las o mais rápido possível. Além disso, nós trabalhamos continuamente para identificar e remover conteúdos que violam nossas políticas e incentivamos as pessoas a denunciarem esses conteúdos, para que possamos revisar e agir quando necessário. Usuários que reiteradamente violem nossas políticas podem ser proibidos de sugerir alterações no Google Mapsâ€.

TSE e STF A reportagem tentou contato com o TSE e o STF sobre a questão. O espaço segue aberto para eventuais comentários das instituições.

 

 

 

 

The post Usuários criam Xandaquistão no Google Maps, ao lado do TSE, em Brasília first appeared on Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo: Leila Pereira chama Dudu de covarde por ausência em julgamento

Na última sexta-feira, o drama envolvendo Dudu e a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, ganhou novos contornos durante o julgamento do jogador na...

Veja plano de segurança que protegeu Bolsonaro ao colocar tornozeleira

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto ...

PF apreende pendrive no banheiro e celular de Bolsonaro em operação

Em uma manhã tensa, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação que marcou um novo capítulo na história política do Brasil. No escritório...