Meu Diário da Copa: Tite acerta ao colocar Daniel Alves de capitão contra Camarões

Publicado:

A convocação de Daniel Alves para a Copa do Mundo foi, na minha visão, um erro de Tite. Aos 39 anos, o lateral-direito não atua mais no primeiro escalão do futebol de clubes e está sem jogar uma partida profissional desde setembro. O histórico do camisa 13 com o time canarinho pesou muito mais do que o momento. Contudo, ao escolher o jogador para ser capitão no jogo contra Camarões, nesta sexta-feira (2), Tite acerta. 

 

Pode parecer contraditório, mas existe uma lógica nisso. Quando convoca Daniel Alves, o técnico demonstra que confia nele. Você pode não confiar, eu não confio, mas Tite confia. E, em um grupo cheio de egos como costuma ser o de jogadores de futebol, qualquer gesto do comandante é importante para manter a moral em alta.

 

Daniel Alves é o jogador mais vencedor da história do futebol mundial. São 43 títulos, o que, por si só, já é o suficiente para ninguém questionar a carreira dele. Fico tranquilo com a capacidade que o lateral tem de capitanear um time. Não é uma questão técnica ou física. Os jogadores da Seleção já demonstraram que respeitam a figura Daniel Alves. 

 

Para além disso, ele já não foi escalado no jogo diante da Suíça. Ali, Tite deixou claro que o reserva imediato de Danilo, machucado, é Éder Militão. A justificativa dada pelo treinador é plausível: um time que joga com tantos atacantes precisa de solidez defensiva, e a característica de Daniel sempre foi mais ofensiva. 

 

No entanto, se em algum momento alguém pensou que isso poderia criar um atrito entre o técnico e o lateral, o movimento de colocá-lo como capitão espanta qualquer especulação. 

 

E não é como se não fosse um jogo importante. O Brasil já está classificado para as oitavas de final, e utilizará o time reserva, mas ainda precisa garantir a primeira colocação. 

 

Daniel Alves pode provar para o Brasil que tem sim condições físicas e técnicas de jogar uma Copa do Mundo. Eu ainda acredito que não. Espero estar errado. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Márcio Victor explica atraso no Arrastão da Liberdade e revela por que Psirico cancelou shows nos EUA

Todo ano, logo após seu aniversário, o cantor Márcio Victor organiza...

Em 93 anos de rivalidade, o Bahia nunca esteve atrás do Vitória no histórico do Ba-Vi

Desde 1932, quando foi disputado o primeiro clássico entre Bahia e Vitória, o Tricolor nunca ficou atrás no histórico geral das partidas. Segundo...

Corpos de duas jovens assassinadas em Anguera são sepultados sob forte comoção

Duas das três jovens encontradas mortas tiveram seus corpos sepultados na tarde desta quarta-feira (15) em Anguera,...