Câmara dos Deputados vota nesta quarta-feira projeto de lei que cria o Estatuto do Nascituro 

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados vota nesta quarta-feira (7), o projeto de lei 478/2007, que dispõe sobre o Estatuto do Nascituro e dá outras providências, como a instituição dos direitos da vida desde a concepção.

 

Colocada em pauta à revelia de parlamentares como as deputadas federais Erika Kokay (PT), Talíria Petrone (PSOL), Aurea Carolina (PSOL), Vivi Reis (PSOL) e Fernanda Melchiona (PSOL), a pauta é tida como uma prioridade pela bancada evangélica.

 

A legislação brasileira permite a prática do aborto em três ocasiões: estupro, risco de vida para a mulher e em casos de anencefalia. Além de colocar o direito à vida como inviolável desde a concepção, impedindo o aborto até mesmo nos casos permitidos por lei.

 

Em análise desde junho de 2017, mas tramitando na Casa desde 2007, o texto também privilegia políticas públicas que incentivam que a gravidez seja levada até o fim.

 

As deputadas críticas ao projeto entendem que, se aprovada e sancionada, a lei vai conceder mulheres e meninas, vítimas de violência sexual, uma “bolsa estupro” que as obrigariam a levar adiante a gravidez.

 

No último dia 30, quando ensaiou-se uma apreciação da proposição na comissão, o deputado Pastor Eurico (PL) e a deputada Sâmia Bonfim (PSOL) protagonizaram uma discussão. 

 

“Os fundamentalistas e bolsonaristas usam de todo tipo de violência para tentar intimidar as mulheres parlamentares na Câmara. Que saibam: não nos calam”, destacou Sâmia na ocasião, salientando haver um desrrespeito à ciência e à bioética.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...