Roberto Kalil, médico de Lula, leva sugestões ao presidente eleito e fala em fortalecer o SUS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quarta-feira (7), no hotel em que está hospedado, em Brasília, o médico Roberto Kalil, que lhe apresentou sugestões para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no novo governo.

 

Responsável pela saúde cardíaca do petista, Kalil integra o gabinete de transição e compõe um grupo de médicos e professores que pretende dar apoio ao futuro ministro da Saúde – o mesmo que ficou responsável pelo prognóstico apresentado nesta quarta.

 

“No próximo governo, na minha opinião como médico, o SUS tem que ser fortalecido. É um sistema que está subfinanciado desde o início. Isso é um problema sério”, declarou o profissional.

 

O encontro foi comentado pelo próprio Lula em seu perfil no Twitter. De acordo com o presidente, as propostas foram encaminhadas ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que coordena a transição governamental.

 

“Hoje me encontrei com o Dr. Roberto Kalil, meu médico, mas não como paciente. Recebi um documento de um grupo de médicos com sugestões para fortalecermos o SUS. O documento também foi encaminhado ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao Grupo Técnico de Saúde”, escreveu.

 

Segundo o G1, Kalil disse que o grupo de médicos não chegou a discutir formas de financiar o SUS em um cenário de escassez de dinheiro em diversas áreas, mas ressaltou que é possível melhorar o atendimento com ações, por exemplo, de saúde digital.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...