Em novembro, ao menos 3 pessoas foram baleadas por dia em Salvador e RMS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O mês de novembro terminou com 107 tiroteios em Salvador e Região Metropolitana (RMS), segundo relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado, realizado em parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas. Destes tiroteios, 31 foram relacionados a operações policiais, sendo que 6 casos aconteceram em perseguições que resultaram em 7 vítimas fatais.

No total, 93 pessoas foram baleadas, sendo que 74 morreram e 19 ficaram feridas. No recorte de gênero, os homens seguem sendo as maiores vítimas: 84, além de 6 mulheres e 3 pessoas não identificadas. Já no recorte de raça dos baleados, 25 pessoas foram identificadas como negras, 2 como brancas e 66 não tiveram recorte de informação racial. Ao menos 3 pessoas foram baleadas por dia. 

Os eventos de tiros aconteceram nos municípios de Salvador, Simões Filho, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Itaparica, Pojuca, São Sebastião do Passé e Mata de São João. As cidades que apresentaram maior quantidade de tiroteios foram Salvador e Camaçari, sendo 72 e 8, respectivamente. 

Entre julho e novembro deste ano, o Instituto registrou que a região metropolitana de Salvador teve 50 tiroteios relacionados exclusivamente a perseguições policiais. Destes, 36 ocorreram em Salvador, 4 em Lauro de Freitas, 3 em Simões Filho, 2 em Camaçari, 2 em Dias D’ávila, e 1 em Candeias, Mata de São João e Vera Cruz. Cinquenta pessoas foram baleadas nestes tiroteios, sendo que 42 morreram e 8 ficaram feridas. A capital baiana concentrou o maior número de vítimas: 33 baleados, sendo 26 mortos e 7 feridos. 

Desprotegidos
Para Maria Isabel Couto, diretora de Dados e Transparência do Instituto Fogo Cruzado, a política de segurança não privilegia a proteção dos cidadãos. “A perseguição policial não deveria ser uma estratégia de segurança pública, porque deixa as pessoas do entorno expostas. O caso do tiroteio na Avenida Garibaldi, registrado no dia 25, é emblemático. Que política de segurança é essa que leva medo, risco e pânico para as pessoas?”, questiona.

No caso citado por Maria Isabel Couto, três suspeitos foram baleados pela Polícia Militar e morreram depois de uma troca de tiros na Avenida Garibaldi, na noite do dia 25 de novembro. Parte da cena foi registrada por testemunhas, que viram o momento em que os policiais abordaram os homens, que estavam em um carro branco. 

Segundo a Polícia Militar, equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) da Rondesp Atlântico estavam patrulhando a região quando foram informadas de que homens armados estavam fazendo um ataque na localidade do Vale da Muriçoca. Os policiais intensificaram as buscas e acharam um carro na Garibaldi que aparentava com o veículo descrito. 

A PM afirmou, em nota, que os policiais deram voz de parada, mas os ocupantes do carro desobedeceram a ordem e atiraram contra os policiais. Houve revide, dando início a uma troca de tiros. O carro parou perto do cruzamento com a Rua Lucaia e os PMs tentaram se aproximar, mas foram novamente recebidos a tiros, diz a polícia. 

Depois da nova troca de tiros, três suspeitos foram achados feridos no carro. Eles chegaram a ser levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram e morreram. A PM afirmou que um dos homens usava tornozeleira eletrônica. Com os três, foram apreendidos uma metralhadora e uma pistola, ambas de calibre 9mm, um revólver calibre 38, uma porção de 300 gramas de maconha prensada e outras 15 porções da droga já prontas para comercialização. O carro usado pelo trio tinha placa clonada e tinha sido roubado no último dia 20, em Salvador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Preso que fez refém durante ‘saidinha’ foi localizado por sinal emitido pela tornozeleira eletrônica

Um detento condenado por latrocínio, que cumpria pena em regime provisório e estava em saidinha temporária de fim de ano, foi preso em...

Casal de turistas se manifesta após agressão em Porto de Galinhas

Um casal de turistas de Mato Grosso foi agredido em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, após questionarem o valor cobrado pelo...

Polícia Militar salva vida de recém-nascido vítima de engasgamento em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, na Bahia, viveu neste domingo um episódio marcado pela rapidez e técnica da Polícia Militar. Uma guarnição da 87ª Companhia...