Quem pode tocar a taça? Entenda a polêmica na Copa do Mundo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A festa da Argentina na conquista do tricampeonato da Copa do Mundo gerou polêmica. Após a cerimônia de premiação, muitas pessoas seguraram a taça do torneio, incluindo familiares dos jogadores, ex-atletas e até celebridades. A questão é que há um rígido protocolo – que, teoricamente, foi desrespeitado por essas pessoas.

De acordo com a regra da Fifa, o troféu original só pode ser tocado e segurado, sem a utilização de luvas, pelos campeões da Copa do Mundo e chefes de Estado. A taça tem até uma caixa personalizada da Louis Vuitton, com a qual viaja e circula entre os Mundiais.

Assim, o próprio presidente da Fifa, Gianni Infantino, quebrou o protocolo, quando colocou as mãos no troféu para entregar a Lionel Messi. Ele tinha de estar com luvas. 

A quebra das regras se estendeu ao gramado, com várias pessoas pegando na taça e beijando. Entre elas, estavam a família de Messi, o ex-jogador Agüero e o chef badalado Nusret Gökçe (conhecido como Salt Bae) – aquele do famoso bife de ouro.

O que pode ter acontecido na festa: é possível que a Fifa tenha trocado o troféu e entregue uma réplica para os jogadores da Argentina. Depois de Lionel Messi erguer a taça original da Copa do Mundo, a entidade máxima do futebol pode ter guardado a peça principal.

Em 2002, quando o Brasil foi pentacampeão, os jornalistas que acompanharam o voo de volta tietaram o troféu. Em 1994, no tetra, Parreira deu para a torcida tocar.

A peça original permanece em posse da Fifa, e é entregue para o campeão temporariamente. Depois, o vencedor fica com uma réplica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Paulo anuncia a contratação do lateral Lucas Ramon

São Paulo anunciou nesta terça-feira a contratação do lateral-direito Lucas Ramon, 31 anos, para a temporada 2026. O jogador chega para ampliar as...

Projeto de capoeira oferece aulas gratuitas em Salvador e interior do estado; saiba como se inscrever

O Núcleo de Esporte de Capoeira na Bahia (NUC) oferece mais de 2.400 vagas gratuitas para aulas de capoeira, em 33 núcleos distribuídos...

Virada de chave? Iago Borduchi inicia 2026 em alta e recebe elogios de Rogério Ceni no Bahia

Iago Borduchi, lateral-esquerdo do Bahia, foi contratado no início de 2024 e chegou ao Tricolor apenas na metade da temporada, após encerrar contrato...