Jerônimo descumpre promessa de campanha e aumenta ICMS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), descumpriu promessa de campanha e vai começar sua gestão com aumento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), cuja alíquota saiu de 18% para 19%. 

A elevação do tributo foi publicada pelo governo do estado nesta quinta-feira (22). Durante a campanha eleitoral, o petista prometeu não aumentar impostos. A medida foi critica pelo deputado federal Paulo Azi (União Brasil), que lamentou o aumento do tributo. 

“Lamentável esse aumento feito pelo Governo da Bahia do ICMS, que chega a 19% para produtos e serviços, internos e externos ao estado. Num cenário em que a população já enfrenta dificuldades, mais ainda no nosso estado que é líder em desemprego um aumento de imposto significa mais custo para as pessoas”, escreveu o deputado, em sua conta no Twitter. 

Azi pontuou ainda que a elevação do ICMS é prejudicial para todos os setores. “É ruim para os empresários, que ficam sufocados e são obrigados a repassar a elevação aos consumidores. Com isso, as pessoas terão que pagar mais caro por produtos e serviços. Medida lamentável que prejudica o desenvolvimento da Bahia. Mau sinal deste novo governo que está prestes a assumir”, disse.

Além do aumento do ICMS, Jerônimo, que está em transição junto ao governo de Rui Costa (PT), aumentou o custo da máquina estadual com crescimento no número de secretarias, cargos e do próprio salário. Com Jerônimo, a administração terá 25 secretarias – aumentou uma pasta em relação a Rui, que tinha 24. 

A reforma administrativa enviada pelo governo durante a transição também prevê a criação de mais de 200 novos cargos. Na prática, a reforma de Jerônimo cria mais de mil cargos e extingue outros cerca de 800, resultando numa diferença de 200 novos postos para indicação de aliados. 

Por fim, o ex-secretário da Educação terá um salário 50% maior do que a atual remuneração de Rui Costa. O salário do governador eleito será de R$ 35,4 mil a partir do próximo ano, contra cerca de R$ 23,5 mil da remuneração atual.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do TRE, Abelardo da Matta destaca machismo no processo eleitoral: “Se faz violência a mulher antes, durante e após a eleição”

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Abelardo Paulo da Matta Neto, disse em entrevista ao JusPod, podcast jurídico do Bahia...

Carnaval de SP terá show de Ivete Sangalo em bloco de rua pela 1ª vez

Ivete Sangalo fará sua primeira apresentação em um bloco de rua do Carnaval de São Paulo, conforme anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes. O...

Muricy Ramalho explica motivo de ter deixado cargo no São Paulo; veja

Nesta sexta-feira (23/1), Muricy Ramalho deixou o cargo de coordenador de futebol do São Paulo Futebol Clube em comum acordo com o...