Alba aprova reforma administrativa no governo da Bahia

Publicado:

O Projeto de Lei (PL) que prevê a reforma administrativa do Poder Executivo foi aprovado nesta terça-feira (13), em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). As medidas estabelecidas na decisão passam a valer no próximo ano, quando o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) inicia seu mandato. 

O texto apreciado pelos parlamentares teve como relatora relatora foi a deputada Fabíola Mansur e foi aprovado sem emendas e com votos contrários dos deputados Hilton Coelho, Capitão Alden e Alan Sanches.

Enviada pelo governo Rui Costa, que deixa o cargo em novembro deste ano, a proposta prevê a criação de mais de mil cargos comissionados e a extinção de mais de 800. Entre as principais alterações na administração estadual, está a extinção da Bahiatursa, que terá a estrutura absorvida pela Secretaria Estadual de Turismo. 

Além disso, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHS) será dividida em duas: Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial também será atingida, para ser transformada em Secretaria da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, bem como a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), que mudará de status e passará a se chamar Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Outras votações 
Na sessão de hoje, a Alba também aprovou novas regras de concessão do benefício da pensão militar para viúvas e filhos dos servidores e o aumento dos salários do governador, vice-governador e dos secretários estaduais a partir de 2023. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrição para faculdade gratuita em São Bernardo acaba neste domingo

As inscrições para o programa de bolsas da Faculdade de São Bernardo terminam neste domingo, às 23h59. Voltado para pessoas de baixa renda...

“Reaja Brasil”: Malafaia convoca manifestações nas capitais para 3/8

Após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia decidiu mobilizar...

Paulo Figueiredo cobra manifestação de Nikolas Ferreira: “Não achei”

Em meio a tensões políticas, Paulo Figueiredo Filho, jornalista e youtuber bolsonarista, lançou um desafio ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Recentemente denunciado ao...