Alba tem sessão extraordinária para votar projeto que muda pensão dos militares

Publicado:

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes (PSD), convocou uma sessão extraordinária para esta terça-feira (6), às 15h, para apreciar o projeto de lei que prevê a revisão das pensões de familiares de militares. A sessão será realizada em formato híbrido, presencial e virtual. 

O Projeto de Lei nº 24.562/2022, de autoria do Poder Executivo, que trata da pensão militar no âmbito do Estado da Bahia, está em tramitação na Alba desde abril deste ano e já foi adiada diversas vezes. Entre as novidades da proposta está a previsão do fim da modalidade exclusivamente vitalícia da pensão, para o pagamento dos valores devidos de acordo com a idade dos viúvos. 

Caso seja aprovado, os cônjuges com menos de 21 anos passarão a receber pensão por apenas três anos. Entre 21 e 26 anos de idade, o tempo de recebimento chega ao máximo de seis anos. Na sequência, o período de 10 anos de recebimento se torna exclusivo para esposas ou maridos de 27 a 29 anos.

O ciclo aumenta para 15 anos caso a pessoa tenha de 30 a 40 anos de idade. Para receber o benefício por duas décadas, será necessário ter entre 41 e 43 anos de idade. Sendo assim, o auxílio vitalício passa a ser concedido apenas para os viúvos que tenham 44 anos ou mais. A proposta, no entanto, não tem agradado a categoria.

Também conta na pauta de votação desta terça (6) o Ofício nº 2.933/2021, enviado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) e que trata da prestação de contas e do relatório anual de atividades do órgão em 2020.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes proibiu Bolsonaro de falar com 191 pessoas, veja lista

Uma decisão impactante do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, impôs restrições severas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, proibindo-o de se comunicar...

Lula ligou para Gil e lamentou morte de Preta: “Profundamente triste”

Neste domingo, uma onda de tristeza percorreu o Brasil com a notícia da morte da talentosa cantora Preta Gil, aos 50 anos. O...

Governador do PL se pronuncia sobre morte de Preta Gil

Neste domingo, 20 de julho, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), expressou sua profunda tristeza pela morte da famosa cantora...