Alemanha vence Costa Rica, mas está eliminada na Copa do Mundo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Alemanha está eliminada da Copa do Mundo do Catar. A tetracampeã até fez o dever de casa e ganhou da Costa Rica, em um jogo emocionante com direito a virada dupla. Mas a vitória por 4×2 no Al Bayt, nesta sexta-feira (1), pela terceira e última rodada do Grupo E, não foi o suficiente para a equipe germânica, que se despede precocemente da competição.

Os alemães terminaram na terceira colocação, com os mesmos quatro pontos da Espanha – que foi derrotada pelo Japão por 2×1 no outro duelo da chave. Mas a tetracampeã levou a pior no saldo de gols, que é o primeiro critério de desempate: apenas 1, contra 6 dos espanhóis.

A América Central terminou na lanterna, com três pontos. Já o Japão ficou na liderança, com seis pontos, e vai enfrentar a Croácia nas oitavas de final. A Espanha, por sua vez, encara a seleção de Marrocos.

Com a eliminação, os alemães repetem uma marca negativa que só a Itália tinha no futebol: eliminação duas vezes na fase de grupos após conquistar o título da Copa.

O duelo também foi especial antes mesmo de a bola rolar: pela primeira vez, um jogo de Copa do Mundo foi comandado por um trio de arbitragem 100% feminino. A francesa Stephanie Frappart foi a árbitra principal, com a brasileira Neuza Inês Back e a mexicana Karen Diaz como assistentes.

Em campo, Gnabry abriu o placar logo no início e, no segundo tempo, os costarriquenhos viraram com Tejeda e Vargas. Mas Havertz marcou duas vezes e Fullkrug ampliou, decretando a vitória alemã.

O jogo

A Alemanha entrou em campo com poucas chances de se classificar. Para começo de conversa, tinha que fazer sua parte e ganhar da Costa Rica. E, precisando do resultado, os tetracampeões dominaram o primeiro tempo, com 11 finalizações – contra apenas uma da rival.

A pressão correspondeu na etapa. Aos 9 minutos, Musiala surgiu em contra-ataque e acionou Raum pela esquerda. O lateral cruzou para Gnabry, que se esticou e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar. Por pouco, Goretzka não ampliou aos 13, mas a bola parou nas mãos de Navas. O goleiro também impediu um chutaço de Kimmich de fora da área, aos 34.

Já a Costa Rica teve bom momento aos 42, quando Fuller aproveitou falha alemã, limpou a marcação e chutou, mas Neuer botou para fora, por cima da rede.

As maiores emoções vieram no segundo tempo. Aos 12 minutos, a Alemanha falhou em um passe no meio de campo, e os costarriquenhos recuperaram a posse. O primeiro chute foi defendido por Neuer, mas Tejeda ficou com o rebote e empatou.

A tetracampeã chegou perto de marcar o segundo em dois lances de Musiala, ambos na trave, e um de Thomas Müller, para fora. Mas, aos 24, quem conseguiu a bola no fundo da rede foi a Costa Rica: a equipe teve cruzamento dentro da área e, depois de um bate e rebate, o zagueiro Vargas empurrou com o pé e anotou a virada. O gol foi checado pelo VAR e validado.

A felicidade costarriquenha durou pouco. Três minutos depois, os alemães chegaram dentro da área pelo meio e Havertz mandou para o fundo das redes: 2×2. Aos 30, Sané deu passe para dentro da área, Füllkrug chutou cara a cara com Navas, e o goleiro fez uma defesa sensacional. 

Se a virada alemã não saiu ali, veio aos 39 minutos. Gnabry cruzou na medida para Havertz, que bateu de canhota para dentro das redes. Ainda deu tempo do quarto gol: a equipe apareceu pela direita na área, e Sané só arrumou para Füllkrug fazer o 4×2. O gol chegou a ser invalidado em um primeiro momento, já que a assistente brasileira Neuza Inês Back marcou impedimento, mas o VAR interviu e confirmou.

A vitória, porém, não foi o suficiente para a Alemanha, que acabou eliminada na fase de grupos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovem de 17 anos sofre lesão craniana após acidente de moto no interior baiano

Um jovem de 17 anos morreu, neste domingo (03), após sofrer uma lesão craniana devido a queda de moto no Distrito de Itaquaraí, zona rural de Brumado, no sudoeste baiano.    Segundo a polícia, o jovem, identificado como Rian Queiroz Lobo, estava na garupa do veículo sem capacete quando caiu. O caso ocorreu em uma

“Com certeza vai ter queda no PIB”, afirma o presidente da Faeb sobre os impactos da estiagem na produção agropecuária na Bahia

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) anunciou, nesta segunda-feira (4), um alerta para a previsão de queda na economia em detrimento da estiagem que atinge todo estado, em especial, a região semiárida. Ao Bahia Notícias, o presidente da Faeb, Humberto Miranda, explica que o problema da seca já é característico de

Samuel Xavier treina normalmente e defenderá o Fluminense no Mundial de Clubes

Um dia após jogar com o garoto da base Lucas Justen na lateral-direita diante do Palmeiras, pelo Brasileirão, o Fluminense deu uma excelente notícia para seus torcedores: Samuel Xavier está recuperado de problema no joelho esquerdo e reforçará a equipe no Mundial de Clubes, na Arábia Saudita. “Bom te ver de volta no campo, Samuca”