TAGS

Câmara dos Deputados vota nesta quarta-feira projeto de lei que cria o Estatuto do Nascituro 

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Comissão Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados vota nesta quarta-feira (7), o projeto de lei 478/2007, que dispõe sobre o Estatuto do Nascituro e dá outras providências, como a instituição dos direitos da vida desde a concepção.

 

Colocada em pauta à revelia de parlamentares como as deputadas federais Erika Kokay (PT), Talíria Petrone (PSOL), Aurea Carolina (PSOL), Vivi Reis (PSOL) e Fernanda Melchiona (PSOL), a pauta é tida como uma prioridade pela bancada evangélica.

 

A legislação brasileira permite a prática do aborto em três ocasiões: estupro, risco de vida para a mulher e em casos de anencefalia. Além de colocar o direito à vida como inviolável desde a concepção, impedindo o aborto até mesmo nos casos permitidos por lei.

 

Em análise desde junho de 2017, mas tramitando na Casa desde 2007, o texto também privilegia políticas públicas que incentivam que a gravidez seja levada até o fim.

 

As deputadas críticas ao projeto entendem que, se aprovada e sancionada, a lei vai conceder mulheres e meninas, vítimas de violência sexual, uma “bolsa estupro” que as obrigariam a levar adiante a gravidez.

 

No último dia 30, quando ensaiou-se uma apreciação da proposição na comissão, o deputado Pastor Eurico (PL) e a deputada Sâmia Bonfim (PSOL) protagonizaram uma discussão. 

 

“Os fundamentalistas e bolsonaristas usam de todo tipo de violência para tentar intimidar as mulheres parlamentares na Câmara. Que saibam: não nos calam”, destacou Sâmia na ocasião, salientando haver um desrrespeito à ciência e à bioética.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carnaval da Bahia terá testagem de ISTs e distribuição de 1 milhão de preservativos

Todo mundo quer ser feliz no Carnaval, mas, é preciso se proteger para que a felicidade não se torne um problema de saúde. Dentre as ações do Governo da Bahia no Carnaval, por meio da Secretaria da Saúde de Estado (Sesab), está a testagem...

Apesar de causas conhecidas e evitáveis, câncer de pulmão é um dos mais comuns e o mais letal

Em todo o mundo, a doença diagnosticada na atriz Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda (7), é responsável por 1,8 milhão de mortes anuais. Avanços no diagnóstico, cirurgia e tratamento sistêmico aumentaram a expectativa de vida dos pacientes, mas a doença segue com alta...

Arlindo Cruz recebe alta após 20 dias de internação por pneumonia

Arlindo Cruz teve alta hospitalar neste domingo, 23. O cantor estava internado desde o dia 2 de julho para tratamento de pneumonia. Nas redes sociais, Flora Cruz, filha do cantor anunciou a saída de Arlindo do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Casa...