Carnaval 2023: BH escolhe Corte Momesca neste fim de semana

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Corte Real Momesca do Carnaval 2023, em Belo Horizonte, será eleita neste domingo (12/12), às 14h. O concurso, que ficou suspenso por dois anos por causa da pandemia de COVID-19, selecionará o rei momo, a rainha e a princesa da folia belo-horizontina. Oito mulheres e oito homens disputam os três postos reais. 
A eleição marca a abertura das festividades do carnaval, além de fazer parte das comemorações dos 125 anos da cidade. O evento, que ocorrerá no Espaço 54, localizado no Bairro Lagoinha, na região Noroeste, é gratuito e aberto ao público.
Os representantes dos três cargos são responsáveis por integrar diversos eventos e agendas oficiais de promoção do Carnaval de BH. Além da eleição da Corte Momesca, a ocasião contará com a apresentação da Bateria Show do Bloco Caricato Bacharéis do Samba, Baluartes do Samba e Bateria Show da Escola de Samba Canto do Alvorada. 
No evento, a Empresa Municipal de Turismo (Belotur), em parceria com a ALIGA das Escolas de Samba, também fará o sorteio da ordem de apresentação dos desfiles das Escolas de Samba que integram o Grupo Especial do Carnaval de Belo Horizonte. 

A eleição

A escolha das pessoas que farão parte da nova Corte Real Momesca começou no início de novembro. No último dia 29, foi feita uma pré-seleção, em que 12 candidatos a Rei Momo e 13 a Rainha e Princesa se apresentaram a um júri especializado. Nesta etapa, foram selecionados oito homens e oito mulheres, que disputarão os postos reais neste fim de semana. 
 
  • Leia: Carnaval de BH: prefeitura espera 5 milhões de foliões na festa de 2023
  • E também: Carnaval de BH: prefeitura abre cadastramento de ambulantes
Na eleição, os candidatos se apresentam com trajes estabelecidos no edital, e eles serão avaliados por uma comissão formada por jurados indicados pela Belotur. Serão avaliados a comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade. 
Além das faixas de reconhecimento e os figurinos oficiais da Corte, os eleitos se tornam os principais representantes do carnaval belo-horizontino e recebem uma premiação no valor líquido de R$15 mil para Rei Momo e Rainha, e de R$12 mil para Princesa. 

Serviço

Corte Momesca do Carnaval 2023
Domingo (12/12), a partir das 14h
Galpão 54, R. Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha
Gratuito

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no