De olho nos 100 anos da Copa, presidente da Conmebol pressiona Fifa para sediar Mundial na América do Sul

Publicado:

A Copa do Mundo de 2022 ainda não terminou, mas o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, já trabalha para levar a edição de 2030 para a América do Sul. Neste domingo (11), durante evento em homenagem a Pelé em Doha, no Catar, o dirigente defendeu que o centenário do Mundial seja realizado no Uruguai, junto com Argentina, Chile e Paraguai.

 

“A candidatura é muito sólida. 2030 é uma questão em que a Fifa tem que decidir o que vai fazer. É responsabilidade da Fifa e da família do futebol como e o que vamos fazer para lembrar aqueles que fizeram a primeira Copa do Mundo, que nasceu no Uruguai. Sempre haverá oportunidade para outros países a partir de 2030, quando se completam 100 anos, porque 100 anos se completam apenas uma vez e esse momento tem que ser na América do Sul”, afirmou.

 

Criada pelo francês Jules Rimet, que presidia a Fifa na época, a primeira Copa do Mundo foi em 1930 no Uruguai. O país foi escolhido por ser seu ano de centenário da independência e também pelo fato da seleção uruguaia ter conquistado duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos em 1924 e 1928. Naquele tempo, a entidade máxima do futebol reconhecia o primeiro colocado nos Jogos como campeão mundial. O primeiro torneio reuniu o anfitrião e mais Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru e Romênia. O título acabou ficando com a Celeste Olímpica que venceram os argentinos na final por 4 a 2, no estádio Centenário. Já a Seleção Brasileira não conseguiu avançar para a semifinal e estreou no Grupo 2 com derrota para a Iugoslávia por 2 a 1, e goleou a Bolívia por 4 a 0. O selecionado ficou no sexto lugar geral.

 

Dos representantes da América do Sul na Copa do Catar, Brasil, Equador e Uruguai já foram eliminados e apenas a Argentina segue na briga pelo título. Os argentinos enfrentam a Croácia na semifinal. A partida acontece nesta terça-feira (13), às 16h no horário de Brasília, no estádio de Lusail. Quem avançar encara o vencedor do confronto entre Marrocos e França, no próximo domingo (18), ao meio dia, novamente em Lusail.

 

Depois do Catar, a próxima edição da Copa será sediada pelo trio Estados Unidos, México e Canadá em 2026.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fábio Carille ressalta melhora ofensiva do Vitória após vencer o Bragantino: “Ficar mais com a bola”

Após a vitória emocionante do Vitória contra o Red Bull Bragantino, o clima na equipe é de otimismo. Em entrevista coletiva, o técnico...

Palmeiras vence Pachuca por 3 a 0 e vai à final da The Women’s Cup

Em uma atuação memorável, o Palmeiras garantiu sua vaga na final da The Women’s Cup ao vencer o Pachuca por 3 a 0....

João Fonseca sobe novamente no ranking; confira salto desde 2024

No cenário vibrante do tênis, João Fonseca vive um momento de ascensão impressionante. Com apenas 18 anos, o jovem talento da raquete, tendo...