Governo de transição quer retomar Ministério do Trabalho forte, diz coluna

Publicado:

O grupo técnico de Trabalho na transição tem defendido o fortalecimento do Ministério do Trabalho no governo Lula. A pasta foi extinta por Jair Bolsonaro em 2019, mas recriada em 2021 com menos atribuições para abrigar um aliado do presidente.

 

O colegiado mapeou que políticas para a geração de renda fora do mercado de trabalho formal, ou seja, o trabalho sem carteira assinada, estão fora do Ministério do Trabalho. Atualmente, essas secretarias funcionam no Ministério da Economia e no Ministério da Cidadania, conforme publicado pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Com a redução dos direitos trabalhistas e salários baixos, a informalidade tem disparado no Brasil. Em setembro, foi registrado o recorde de 39,3 milhões de trabalhadores informais. Estão na conta os entregadores de aplicativo, por exemplo, setor que não é regulado no país.

 

Os técnicos do governo de transição também pretendem levar de volta ao Ministério do Trabalho secretarias que tratam de micro e pequenos empresas, cooperativismo e associativismo.

 

Bolsonaro extinguiu o Ministério do Trabalho assim que subiu a rampa do Planalto, em 2019. Em 2021, recriou a pasta, ainda que esvaziada, para abrigar Onyx Lorenzoni, que depois foi derrotado na disputa pelo governo gaúcho. Hoje, o titular do Trabalho e Previdência é José Carlos Oliveira.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juventus acerta contratação em definitivo do português Francisco Conceição

A Juventus acaba de dar um passo significativo para o fortalecimento de seu elenco ao anunciar a contratação em definitivo do atacante português...

Bahia arrecadou quase R$ 30 milhões em premiação nas competições continentais em 2025

Após a eliminação para o América de Cali, na última terça-feira (22), o Bahia concluiu sua jornada nas competições continentais de 2025. Embora...

Al-Nassr dispensa zagueiro David Hancko em apresentação no hotel

Na manhã de quarta-feira, 23 de julho, uma cena surpreendente marcou a apresentação do zagueiro David Hancko, de 27 anos, ao Al-Nassr, em...