Mesmo classificado, Brasil terá muita coisa em jogo contra Camarões

Publicado:

Engana-se quem pensa que a partida desta sexta-feira (2) entre Brasil e Camarões, pela terceira rodada da Copa do Mundo, tem pouco em jogo a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Lusail, situado na cidade de mesmo nome. Na verdade, tem muito. E para os dois lados. 
 
Para a Canarinho, significa garantir a liderança do Grupo G, oportunidade de reservas cavarem espaço no time titular, além de manter a confiança do grupo em alta. Pontuar, seja com empate ou vitória, é o suficiente para o time brasileiro se consolidar na primeira posição e aguardar a definição de quem será a segunda colocada do Grupo H, que deve sair do duelo entre Uruguai e Gana.

“Ser primeiro é sempre o nosso objetivo, independente de quem seja o adversário na próxima fase. Nosso foco é sempre ganhar os jogos, fazer três  vitórias, nove pontos”, declarou o volante Fabinho, reserva que, assim como outros 10 companheiros de banco, terá a oportunidade de ser titular na partida.

O técnico Tite já adiantou como o time deve começar jogando e até sanou uma das três dúvidas que tinha, decidindo por Rodrygo e preterindo Éverton Ribeiro para completar o meio-campo. No entanto, mantém as outras duas: Fred ou Bruno Guimarães como segundo volante? Gabriel Jesus ou Pedro no comando de ataque?

Perguntas que só devem ser respondidas momentos antes da partida, embora no comando do ataque o jogador do Arsenal leve vantagem sobre o flamenguista – Tite considera Pedro um centroavante para mudar o modelo de jogo da equipe, o que não é o caso contra Camarões de início. Na disputa do meio-campo, Fred está pendurado, o que o deixa sob risco maior de ficar fora das oitavas de final.

No mais, a Seleção já está confirmada pelo treinador e deve ir a campo com Alisson; Dani Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães (Fred) e Rodrygo; Antony, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro).

Com isso, só o trio que atua no futebol brasileiro não terá sido utilizado ainda: o goleiro Weverton, do Palmeiras, além de Éverton Ribeiro e Pedro, dupla do Flamengo.

Dupla baiana
Por falar em dupla, pela primeira vez nesta Copa, os dois atletas baianos convocados estarão em campo. Daniel Alves, por sinal, será o capitão e baterá um recorde.

Aos 39 anos, o lateral se tornará o brasileiro mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo, marca que pertence ao zagueiro Thiago Silva, de 38. Antes do Mundial no Catar, o recordista era Djalma Santos, bicampeão em 1958/62 e que jogou a Copa de 1966 aos 37 anos de idade.

O outro baiano é bem menos conhecido do público. Afinal, Bremer só jogou no futebol brasileiro durante um ano, pelo Atlético-MG, e saiu aos 21 para a Itália, onde atualmente defende a Juventus, aos 25.

Se depender do nome, o zagueiro pode ser pé-quente. É uma homenagem do pai dele ao alemão Andreas Brehme, autor do gol do título da Alemanha na Copa de 1990 -1×0 na final contra a Argentina.

Camarões
Quanto ao adversário, sem muitas preocupações. Será o terceiro duelo entre brasileiros e camaroneses em Copa do Mundo. Nos dois encontros anteriores, triunfo verde e amarelo com tranquilidade e sobra. No primeiro, em 1994, no trajeto do tetracampeonato, vitória por 3×0, gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto. Uma curiosidade: o atual técnico de Camarões, o ex-zagueiro Rigobert Song, foi expulso naquela partida.

Vinte anos depois, em 2014, na edição do Brasil, outra goleada, desta vez por 4×1. Neymar fez dois, Fred, Fernandinho e Matip completaram o placar no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os dois encontros ocorreram pela fase de grupos, como o atual.

Este terceiro significa a vida para a seleção africana. São as últimas esperanças de avançar de fase e não ter o mesmo desfecho de sete das oito vezes em que participou da Copa do Mundo, além de continuar sonhando em igualar a campanha da edição de 1990, na Itália, quando chegou às quartas de final.

Para isso, além de vencer o Brasil, Camarões precisa também torcer ou por um empate na partida entre Sérvia e Suíça (que jogam no mesmo horário, em Doha) ou que os sérvios vençam sem fazer mais saldo de gols.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda L!: curtinhas do Bahia do dia 26/7/2025

Tricolor finaliza preparação de olho no confronto contra o Juventude ...

Vice de João Fonseca em março tenta feito inédito neste sábado

Neste sábado, às 9h30 (de Brasília), Alexander Bublik, aos 28 anos, busca um feito inédito em sua carreira ao tentar vencer seu terceiro...

Olheiro Lance!: cinco destinos para Endrick visando a Copa do Mundo

Em um momento desafiador na carreira de Endrick, o astro brasileiro enfrenta a dura realidade de uma concorrência acirrada no Real Madrid. A...