Ministro da Justiça sobre atos: ‘Conter a violência, restabelecer a ordem’

Publicado:

O Ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou em suas redes sociais que está em contato com a Secretaria de Segurança do Distrito Federal buscando conter a violência e restabelecer a ordem após apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentarem invadir a sede da Polícia Federal e terem fechado vias.

Os manifestantes que exigiam a liberdade do cacique Serere Xavante entraram em conflito com a Polícia Militar, que frustrou suas tentativas de ingressar na sede da PF. Inconformados, eles passaram a atear fogo em veículos e ônibus na capital federal.

 

“Desde o início das manifestações em Brasília, o Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, manteve estrito contato com a Secretaria de Segurança do Distrito Federal e com o governo do Distrito Federal, a fim de conter a violência, e restabelecer a ordem. Tudo será apurado e esclarecido. Situação normalizando no momento”, escreveu Anderson Torres.

 

  • Leia mais: Bolsonaristas ateiam fogo em ônibus e quebram placas em Brasília

 

Alguns manifestantes tentaram atirar um ônibus do alto de um viaduto. Outros quebraram sinalizações, como placas de trânsito e lixeiras, no centro da cidade.

 

Serere Xavante

O Cacique José Acácio Serere Xavante ficou conhecido por liderar manifestações indígenas de apoio a Bolsonaro. Entre as ações, está a invasão de uma das salas de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília.

A prisão de Serere Xavante ocorreu por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, tendo sido pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR afirmou que o cacique se utilizou, nos últimos dias, da posição de líder indígena do Povo Xavante para levar seguidores a cometer crimes, mediante a proliferação da ameaça de agressão e perseguição do presidente eleito Lula e dos ministros Moraes e Luís Roberto Barroso.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PT quer Haddad como candidato em SP em 2026: “Missão eleitoral”

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou que as principais lideranças da sigla devem assumir um papel ativo nas eleições...

“Brasil não pode servir de quintal de ninguém”, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou neste sábado que o Brasil não abrirá mão de sua soberania e não será “quintal de...

“Virtude está no meio termo”, diz Flávio Dino após semana conturbada

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, declarou neste sábado que a virtude reside no equilíbrio e na honestidade. A afirmação ocorreu...