Novos defensores públicos participam de posse popular em Cachoeira

Publicado:

Os 22 novos defensores públicos da Bahia terão uma posse popular na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, nesta quarta-feira (7), na Praça Ubaldino de Assis, mais conhecida como Jardim Grande. O evento encerra o curso de preparação para a carreira dos aprovados no concurso público. 

Na posse popular, os novos defensores participarão de um atendimento jurídico aos populares, por meio da Unidade Móvel de Atendimento. Esta é a primeira vez que a posse popular é realizada no interior do estado. 

O momento também servirá para a entrega da medalha de honra ao mérito defensorial. A homenagem é destinada ao jurista Marco Aurélio Carvalho pela relevância de sua atuação nas áreas jurídica, política e social, com importantes serviços prestados à Instituição Defensoria. Ele também fará uma palestra sobre a Defensoria e a Democracia.

Para o defensor público geral, Rafson Ximenes, a ocasião serve para aproximar a população do serviço público e gratuito em assistência jurídica oferecido pela Defensoria, assim como reforçar junto aos empossados o sentido de vínculo com seus assistidos.

“A posse popular é o coroamento do curso de formação dos defensores(as), depois de treinamentos e experiências práticas para iniciar o exercício do ofício. É hora de relembrar a eles e elas, e a própria comunidade, que a Defensoria existe para servir o público. De mostrar que os recursos investidos na Defensoria, no acesso à justiça, rendem frutos”, comentou Ximenes.

Ainda de acordo com o defensor público geral, a escolha por Cachoeira para promoção da primeira posse popular no interior do estado, ocorre tanto por se tratar de uma cidade que carrega a simbologia das lutas pela independência do Brasil e da Bahia, como por recentemente ter sido local de instalação de uma nova unidade da Instituição. “Chegamos recentemente na cidade e chegamos para ficar”, acrescentou Ximenes.

No evento, serão prestados serviços como orientações jurídicas nas áreas de Família, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Criminal e Execução Penal, Idoso, Cível, Fazenda Pública. Na oportunidade, também serão realizados exames de DNA gratuitos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF recomenda que empresa interrompa venda de ativos digitais de territórios indígenas e tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Nemus Brasil Participações S.A, que vende ativos digitais (NFTs) de áreas da Amazônia, a interrupção da...

Conselho Nacional de Justiça prorroga prazo da pesquisa sobre assédio de discriminação no judiciário

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), agora, têm até o dia 19 de janeiro de 2023, para responder à Pesquisa...

Entendendo a Previdência: O que é seguridade social?

O modelo de Seguridade do Social do Brasil está descrito no art. 194 da Constituição Federal que a define como: “um conjunto integrado de...