Ny é a nova presidenta da Câmara de Vereadores de Itamaraju

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Jozeni Alves Bonfim foi eleita nas eleições 2020, com 717 (2,05%) dos votos válidos, concorrendo pelo Partido da Social Democracia (PSD).

Com boa articulação, Ny (como é popularmente conhecida) contou com o apoio de outros vereadores ligados ao grupo oposicionista e do Deputado Federal, Valmir Assunção/PT, dentre outros nomes que atuam para desbancar o grupo de Marcelo Angênicas nas eleições de 2024.

Pelo placar de 8×7, a nova Presidenta da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itamaraju chegou ao comando do poder legislativo embalada pela rejeição à Rojerio Pereira Novais, nome apresentado pelo grupo do Prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica.

A vítória da vereadora mostrou que é possível desbancar o poder da máquina administrativa. Enfraquecido, o prefeito coleciona derrotas nesse ano. Perdeu com Rojério Novais, perdeu com ACM Neto e perdeu com Bolsonaro.

A derrota na Câmara pode ser um baque maior do que pensa. O excesso de confiança no poder do governo se mostrou frágil. O vice-prefeito, Dalvadísio Lima, segundo na linha de poder, já fez parte do grupo da nova presidenta, inclusive, com militância no Partido dos Trabalhadores. Se ele mexer os pauzinhos e fizer alguns acordos, a cabeça do atual prefeito pode ser colocada à prêmio, por qualquer falha no governo.

Também chama atenção que, dentre os vereadores oposicionistas estavam Daniel Nascimento e Alex do Samu, ambos apoiadores e com bastante proximidade ao deputado federal eleito em 2022, Neto Carletto, sobrinho de Jorge Almeida, um dos apoiadores da gestão de Angênica. Uma articulação do tio poderia ter revertido a derrota do prefeito, que preferiu seguir com a articulação de Léo Oss (Secretário de Administração) e deu no que deu.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mulheres Sem Terra ocupam a BR 101 no KM 831 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

Nesta sexta-feira (08), mais de 300 mulheres Sem Terra ocuparam o trecho da BR 101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, nas proximidades da Escola Popular Egídio Brunetto, no Assentamento Jacy Rocha. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o ato teve o intuito...

Liga de Futebol de Itamaraju tem novo presidente

Dois meses após a conquista do pentacampeonato no Intermunicipal, a Liga de Futebol de Itamaraju (LFI) elegeu a sua nova diretoria para o biênio 2024/2025. Três chapas concorreram ao pleito, realizado na noite desta segunda-feira (29), saindo como vencedora a “União e Transparência”, encabeçada...

Mototaxistas de Itamaraju elegem nova diretoria

A nova diretoria foi eleita nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, durante assembléia para a escolha dos novos membros. A chapa eleita foi composta de Jainei Santos (presidente), Jairo Lucas Figueiredo (tesoureiro) e Amilton de Jesus (Secretário). Os três vão representar a Associação de Mototaxistas de...