Ouro Preto: novo deslizamento de terra ameaça Morro da Forca

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
 

A falta de obras de retaludamento no Morro da Forca, onde em janeiro deste ano foi soterrado o casarão histórico Solar Baeta Neves, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, causou preocupação após um novo deslizamento de terra no local. Nessa quarta-feira (7/12), a Defesa Civil de Ouro Preto realizou obras de sinalização e aumentou a faixa de isolamento da área.
 
De acordo com o secretário de Defesa Civil de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, nessa semana ocorreu um pequeno deslizamento de massa de terra no setor sul do Morro da Forca, que atingiu o metalão e fez um barulho alto, assustando as pessoas próximas ao terreno.
 
O secretário de Defesa Civil afirma que as obras de engenharia e retaludamento ainda não foram concluídas e a Secretaria de Obras tem consciência de que o local precisa desse trabalho.
 
Leia: Ouro Preto: local onde casarão desabou terá praça 
 
“Foi trocado o Secretário de Obras e agora estamos acionando os governos Estadual e Federal, uma vez que Ouro Preto é uma cidade patrimônio histórico mundial, para que nos ajudem na implementação e execução do retaludamento na encosta e também em outras encostas na cidade”.
 
Outros pontos considerados como área de risco, segundo o secretário, são a Serra de Ouro Preto e a Rua Padre Rolin.
 
Retaludamento é uma solução aplicável para qualquer tipo de rocha ou solo e adaptável a todas as situações de esforços, sendo utilizado em larga escala para contenção de taludes que correm risco de deslizamento. É associado a obras de controle de drenagem e proteção superficial, de modo a reduzir a infiltração de água no terreno e disciplinar seu escoamento, inibindo os processos erosivos.
 
Leia: Ouro Preto faz intervenção no Morro da Forca, onde casarão histórico caiu 
 

Período chuvoso

 
Ainda segundo o secretário de Defesa Civil, o mês de novembro fechou com um alto índice pluviométrico de 330 milímetros cúbicos e a previsão é que esse volume de chuvas aumente na região durante o mês de dezembro.
 
“A Defesa Civil tem todo protocolo dentro do plano de contingenciamento para que volte as atenções aos pontos de risco como a Serra de Ouro Preto, Rua Padre Rolin e o Morro da Forca. Está sendo feito um monitoramento constante com sobrevoo de drones e com todos geólogos da Defesa Civil realizando análises constantes desses pontos” afirma.
 
Leia: Equipe fará resgate arqueológico do casarão soterrado em Ouro Preto 
 
Em relação ao deslizamento de terra no Morro da Forca, a prefeitura de Ouro Preto afirma que um novo laudo técnico será realizado por uma empresa especializada na próxima semana. Dessa forma, com o resultado, medidas adicionais serão adotadas para garantir a estabilidade do terreno.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no