Reforma de Jerônimo prevê Bahiatursa sob poder da Setur e Justiça à frente de presídios

Publicado:

A proposta de reforma administrativa a cargo da equipe do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) prevê a fusão da Bahiatursa com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e o eventual retorno da gestão sobre as prisões baianas para a pasta da Justiça. Fontes que participam da montagem do projeto de reestruturação do futuro governo afirmaram que a tendência é que a Bahiatursa perca o status de órgão independente e seja comandada diretamente pelo próximo chefe da Setur. Desde que foi transformada em superintendência, no fim de 2014, ela atua de maneira autônoma e livre da ingerência do secretário de Turismo, que perdeu poder de fogo com a mudança.

Aqui me tens de regresso
Outra hipótese discutida na reforma é a extinção da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e sua reincorporação à estrutura da Justiça, hoje agregada às áreas de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Contudo, integrantes da equipe de Jerônimo não confirmaram se a alteração entrou no texto final da proposta.       

Pacote pronto
Segundo apurou a Satélite, o projeto que modifica o desenho do governo estadual já foi concluído e aguarda o aval do Palácio de Ondina para ser enviado à Assembleia Legislativa. Até ontem, a expectativa era encaminhar a matéria nesta quarta para que seja votada pela Casa na próxima semana, quando está previsto um esforço concentrado para zerar a pauta de propostas pendentes.

Ciranda, cirandinha    
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) articula a nomeação de dois parlamentares estaduais reeleitos no alto escalão do Palácio Thomé de Souza, para acomodar os respectivos suplentes na Assembleia. A princípio, Bruno ofereceu uma secretaria a Tiago Correia (PSDB), com objetivo de abrir espaço na bancada de oposição para o deputado tucano Paulo Câmara, que não conseguiu renovar o mandato este ano.

Estica e puxa 
O prefeito também quer emplacar a deputada estadual reeleita Kátia Oliveira (União Brasil) no secretariado para abrigar o ex-deputado Luciano Ribeiro (União Brasil) no Legislativo.  

Meia-volta
Cardeais da base aliada viram sinais de recuo do governador Rui Costa (PT) na tentativa de assegurar a vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para a esposa, Aline Peixoto. A desistência, garantem os governistas, se deve a eventuais desgastes. Contudo, Rui trabalha para que o sucessor, Jerônimo Rodrigues, indique Aline quando surgir nova chance. 

Made in Bahia
A jornalista baiana Lais Vita foi confirmada ontem como secretária de Comunicação do Estado de São Paulo pelo gabinete de transição do governador eleito Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Ex-repórter do CORREIO e formada pela Ufba, Lais fez parte da lista de auxiliares de confiança de Tarcísio durante sua gestão no Ministério da Infraestrutura, onde chefiou a comunicação do órgão.

Lamentável o incêndio criminoso na estátua que homenageia Mãe Stella de Oxóssi. É preciso haver o máximo respeito a todas as religiões, sem qualquer exceção. Não à intolerância!
Lídice da Mata, deputada federal reeleita do PSB
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher ganha indenização no DF após ameaça em post de “viva ou morta”

Uma história de injustiça e superação ganhou destaque no Distrito Federal, após o Tribunal de Justiça do DF condenar um comerciante a pagar...

Lula é orientado a “poupar” Tarcísio por um motivo; saiba qual

Em meio a um cenário político dinâmico, o presidente Lula recebeu conselhos de ministros e strategistas do governo para evitar confrontos diretos com...

Moraes proibiu Bolsonaro de falar com 191 pessoas, veja lista

Uma decisão impactante do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, impôs restrições severas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, proibindo-o de se comunicar...