Vinte e dois defensores públicos são empossados em Cachoeira, no Recôncavo Baiano

Publicado:

Vinte e dois novos defensores públicos da Bahia tiveram uma posse popular na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, nesta quarta-feira (7), primeiro município do interior do estado a ser palco do evento desde que foi instituído em 2015. A cerimônia histórica acontece no mesmo dia em que a lotação das recém-ingressos nas comarcas baianas foi publicada no Diário Oficial da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA. O evento também contou com a oferta de serviços jurídicos na Praça Ubaldino de Assis.

“Peço à Defensoria Pública da Bahia cuidado com os nossos povos de terreiro de candomblé, que têm sido muito desrespeitados nesse estado, que é negro e religioso”. O pedido do doté Marcelino Gomes de Jesus faz referência ao ato criminoso sofrido pela estátua de Mãe Stella de Oxossi, no último domingo (4) e foi feito ao entregar o certificado da posse popular a uma das novas defensoras públicas que foi, simbolicamente, investida na carreira pelas mãos do representante da sociedade civil de Cachoeira.

A proposta de realizar a posse popular em municípios do interior do estado foi a forma encontrada pela instituição de reforçar o compromisso com a interiorização, mas para a defensora pública Julia Lordelo Travessa, a emoção foi a de uma filha que volta para a casa. Nascida em Cachoeira, ela já atuou como defensora em outro estado e agora volta para a Bahia investida no cargo pela população cachoeirana. “É um momento ímpar para minha carreira e renova meu pacto de agente de transformação social. É como se eu estivesse recebendo minha certidão de nascimento mais uma vez”, afirmou emocionada.

A emoção também tomou conta dos ouvintes quando o defensor orador da turma, André Igo de Carvalho proferiu o discurso, no qual chamou atenção para o processo de formação da sociedade brasileira pautado pelo racismo e naturalização das desigualdades. Convocou os colegas a manter aceso o desejo de transformação social e reforçou para a sociedade civil seu papel de protagonismo. “Aos colegas defensores, nós podemos e devemos ser elementos amplificadores do que está silenciado e dar protagonismo aos invisibilizados; aos assistidos, venham todos ao palco, nenhum de vocês precisa de convite, ocupem todos os espaços, pois eles são seus”, conclamou.

Realizada desde 2015, a posse popular marca a conclusão do Curso de Formação dos Novos Defensores Públicos e tem como objetivo aproximar a Defensoria Pública dos cidadãos.

csm sanitize 071222 105859

Foto: Ailton Sena/Defensoria Pública da Bahia

Medalha de Honra ao Mérito

Ainda durante o evento, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, que faz parte da equipe de transição de governo do presidente eleito Lula, recebeu a Medalha de Honra da Defensoria e reforçou para a plateia seu compromisso com o fortalecimento da DPE. Através do Grupo Prerrogativas, do qual é sócio-fundador e coordenador, ele encabeçou um movimento nacional em defesa das prerrogativas de requisição das Defensorias Públicas e, por essas e outras contribuições ao fortalecimento da instituição, foi agraciado na Categoria Contribuição Honorífica.

“A Defensoria Pública da Bahia fez e está fazendo um trabalho magnífico para o país, inclusive no combate ao preconceito do qual todas as Defensorias são vítimas. É uma honra e motivo de muita alegria receber uma homenagem de uma instituição que tanto respeito. Com isso, a gente reafirma o compromisso com o fortalecimento da Defensoria Pública como única forma de garantir a democratização do acesso à justiça”, enfatizou Marco Aurélio, ao proferir uma palestra sobre Defensoria e democracia.

Falas institucionais

A abertura da cerimônia de posse popular também foi marcada pelas falas das autoridades presentes, durante as quais foram destacadas a importância da Defensoria Pública e do compromisso que as 22 novas defensores assumiram com a população ao receber dela a outorga para defender seus direitos. Ao exaltar a qualidade dos serviços da instituição, que chegam à cidade de Cachoeira, provisoriamente, no Fórum, o defensor-geral Rafson Ximenes lembrou que a DPE/BA garantiu ao Brasil o Prêmio da ONU pelas ações de empoderamento feminino.

Rafson também reforçou com as novas colegas de carreira a missão que eles agora tem com a defesa e promoção dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. “O objetivo dessa posse é passar um recado a população de que os serviços estão chegando, mas é também passar um recado para vocês honrarem as lágrimas de emoção derramadas nessa cerimônia e as expectativas da população representada nas pessoas que entregaram os certificados”, afirmou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Marielle: delegado Rivaldo pede a Moraes revogação de prisão

O ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a...

Após insuficiência venosa crônica, Trump aparece com maquiagem na mão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi visto novamente usando maquiagem na mão direita, um mês após a Casa Branca confirmar seu...

Governo Lula comprará produtos atingidos por tarifaço. Veja quais

O governo Lula, juntamente com estados e municípios, poderá realizar a compra direta de produtos que deixaram de ser exportados devido ao tarifaço...